O J.P. Morgan, líder global em serviços financeiros, encerra a 4ª edição do “The Schools Challenge São Paulo”, iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Ideias de Futuro para desafiar estudantes a criarem uma solução social de base tecnológica e com viabilidade econômica para um problema real que eles próprios identificaram. Com a participação de 120 alunos, 20 projetos foram desenvolvidos pela ETEC Abdias do Nascimento, localizada em Paraisópolis, e ETEC Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina.
Ao longo do programa, os participantes desenvolveram competências e experiências que os prepararam para suas futuras carreiras, ao mesmo tempo que criaram ferramentas e soluções para gerar mudanças positivas nas suas comunidades. Entre os oito projetos selecionados para a grande final, também chamada de “Demoday”, o tema da inclusão foi o foco de pelo menos quatro, reforçando a importância da diversidade no mundo atual. Os projetos ganhadores foram:
- 1° lugar – Bicos: ETEC Basilides de Godoy – Aplicativo que disponibiliza trabalhos informais, em sua preferência manuais, para complementar renda e dar oportunidade a pessoas periféricas sem um emprego fixo, que estudam no Ensino Superior, mas não possuem experiências e podem oferecer um serviço rápido.
- 2° – How2?: ETEC Basilides de Godoy – Aplicativo com foco no auxílio dos jovens no processo vocacional, por meio do uso de uma plataforma que os conecta com mentores, profissionais e conselheiros, facilitando o processo vocacional e tornando-o mais sólido;
- 3º lugar – Tech Path: ETEC Abdias do Nascimento – Aplicativo de teste vocacional que ajuda a aprimorar o conhecimento de estudantes do ensino médio, interessados na área de tecnologia por meio de cursos direcionados.
Em 2024, esses alunos terão oportunidade de participar de um ciclo de reuniões em quatro módulos com mentores e especialistas, seguindo uma metodologia estruturada para o desenvolvimento do negócio. Além disso, a equipe que mais se destacou recebeu um laptop para cada integrante, enquanto os estudantes na 2ª colocação ganharam smartphones e um tour por centros de inovação de empresas em São Paulo e o 3º lugar, um e-reader.
“A inclusão e o acesso à educação são fundamentais para transformar carreiras. Com o ‘The Schools Challenge’, os alunos vivenciaram as experiências que espelham o cotidiano e os preparam melhor para o sucesso profissional. Este é outro exemplo de como o setor privado e a sociedade civil podem atuar em conjunto para impulsionar o impacto a longo prazo e oferecer os recursos e experiências necessários para o acesso ao mercado de trabalho do futuro” diz o CFO do J.P. Morgan Brasil, Jorge Santos.
O Demoday foi aberto ao público e reuniu os estudantes e suas famílias, além de educadores, jurados da imprensa e especializados na área de educação, tecnologia, empreendedorismo e negócios, responsáveis pela escolha dos vencedores.
“O The Schools Challenge é uma oportunidade para oferecermos uma experiência estimulante para os jovens estudantes e, no Demoday, queríamos destacar os projetos que os jurados indicaram como mais relevantes para a transformação do nosso país, mas, dando também, a oportunidade dos outros serem conhecidos pelo público”, afirma o presidente do Instituto Ideias de Futuro, Oswaldo Cruz.
Sobre o J.P. Morgan
JPMorgan Chase & Co. (NYSE: JPM) é uma empresa líder em serviços financeiros sediada nos Estados Unidos da América e com operações em todo o mundo. JPMorgan Chase tinha, em 30 de setembro de 2023, US$ 3,9 trilhões em ativos e US$ 317 bilhões em patrimônio líquido dos acionistas. A empresa é líder em banco de investimentos, oferta de serviços financeiros para consumidores e pequenas empresas, banco comercial, processamento de transações financeiras e gestão de ativos. Sob as marcas J.P. Morgan e Chase, a empresa atende milhões de clientes nos EUA e muitos dos mais proeminentes clientes corporativos, institucionais e governamentais do mundo. Informações sobre JPMorgan Chase & Co. estão disponíveis em www.jpmorganchase.com.
Sobre o Instituto Ideias de Futuro
O Instituto Ideias de Futuro foi criado, em 2018, pela consultoria de inovação social, Ideias de Futuro, com a missão de reduzir a desigualdade de oportunidades para crianças e jovens de baixa renda, impactando de forma significativa a educação pública, pela promoção do empreendedorismo, da tecnologia e da inovação no ambiente escolar. O Instituto trabalha em quatro eixos de atuação: competências tecnológicas e empreendedoras, mentoria e voluntariado corporativo, projeto de vida na escola e recursos para professores. É o realizador de diferentes programas educacionais, como o The Schools Challenge São Paulo e o Desafio Liga Jovem, em parceria com o Sebrae. O Instituto acredita no potencial da educação, do empreendedorismo e da tecnologia para promover uma sociedade com indivíduos mais protagonistas, com oportunidades mais igualitárias e organizações mais visionárias.