Mais de 132 milhões de brasileiros devem ir às compras presencialmente no Natal deste ano, aponta pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A informação vem na contramão do balanço de e-commerce, que está em crescente alta nos últimos anos.
“A gente percebe que a cada dia temos um consumidor mais multicanal, aquele consumidor que não centraliza as compras em um tipo de loja, e ele transita com uma certa naturalidade entre lojas físicas e lojas virtuais”, afirmou Daniel Sakamoto, gerente Executivo da CNDL.
76% dos consumidores optam por comprar presentes em lojas físicas, com foco em lojas de departamento – que representam 38% da pesquisa – e shoppings (31%). Já entre os clientes online, 78% irão utilizar sites internacionais, como Shopee, Shein e Amazon.
Estima-se que cada consumidor deverá gastar R$ 138 reais em cada presente – A expectativa é de uma movimentação de R$ 74,6 bi na economia brasileira neste Natal. Essa previsão foi feita pela CNDL com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em conjunto da Offerwise Pesquisas.
Sakamoto citou um perfil de consumidor que faz a pesquisa de preços na rede e depois vai à loja física. “E temos o contrário: aquele consumidor que vai na loja física, olha, pega, experimenta os produtos, depois volta pra casa e compra online, buscando condições de pagamento melhores ou custos menores”.