A virada de ano está chegando e, junto dela, vem a famosa lista de resoluções para o próximo ano. É hora de pensar e se planejar para 2024. Entre as metas e desejos recorrentes estão a saúde, a família e também as questões financeiras. No caso de mulheres que desejam também ser mãe, a busca por estabilidade financeira e aumento de renda pode parecer impossível de conciliar com a maternidade. Isabel Tuñas, fundadora e CEO da Facilitoy e mãe da Alice (8 anos) e da Marina (5 anos), é prova de que, sim, isso é possível. Ela se tornou empreendedora ao fundar a Facilitoy, rede de franquias de aluguel de brinquedos e acessórios infantis.
Graduada em Administração pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas, ela atuou no setor de hotelaria e viveu uma rotina de trabalho intensa, com jornadas que facilmente chegavam a 12 horas diárias. Isso ocorreu até o nascimento de sua segunda filha.
Ao ter de voltar ao trabalho, ela teve um sentimento de culpa por ter de deixar a filha enquanto trabalhava. Foi quando buscou ressignificar a vida pessoal e profissional e partiu para o empreendedorismo.
O foco dela foi se manter conectada com a maternidade: nasceu então a Facilitoy, em 2020, em Macaé (RJ). Isabel desenvolveu um modelo de negócio com o propósito de que mães vivam o momento da maternidade de forma presente e sem precisar abrir mão de conquistar a liberdade financeira.
A primeira loja foi aberta pouco antes do início da pandemia. Mesmo diante desse desafio, em 2022 a Facilitoy deu início ao processo de expansão por meio do modelo de franchising, hoje com 33 unidades franqueadas. A expectativa é finalizar 2023 com 40 cidades atendidas em todas as regiões do país. Atualmente, a sede é em São Paulo (SP).
A proposta da Facilitoy é, em vez de vender brinquedos pelos quais as crianças perdem rápido o interesse, possibilitar o aluguel desses itens. Além da economia (ao não adquirir brinquedos e acessórios infantis), o modelo de negócio promove o respeito ao meio ambiente, já que os mesmos itens podem ser usados por mais de uma criança.
“Nossa proposta é de trabalhar com um brincar consciente, sustentável, inteligente e acessível pelo tempo certo que as crianças se interessam por cada brinquedo. Ao locar os brinquedos e acessórios, os clientes economizam até 90% em relação ao valor de compra. O tempo que uma criança se interessa por um brinquedo é de 36 dias. Depois, ele perde o uso e fica ocupando espaço em casa”, diz Isabel.
“Minha intenção é proporcionar às mães uma franquia com a qual elas possam conquistar a liberdade financeira sem abrir mão da proximidade e dos cuidados com os filhos e o lar”, explica a empresária. “A Facilitoy nasceu com o propósito de estimular o brincar consciente e sustentável, criando uma rede de mães empreendedoras”, complementa.
Com a guinada na vida pessoal e profissional e a fundação da Facilitoy, Isabel se tornou também especialista em negócios e empreendedorismo na maternidade. Hoje, além de realizar palestras e mentorias, ela é constantemente procurada pela imprensa para debater o assunto.
Recentemente, Isabel participou do reality show de empreendedorismo Shark Tank Brasil e a Facilitoy recebeu aporte financeiro da empresária Carol Paiffer, que adquiriu 35% da empresa por R$ 350 mil.