• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 4 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

6 tendências para o e-commerce em 2024

De canais de compra favoritos a aposta em práticas de mobile first, especialista lista as estratégias que vão influenciar o comércio eletrônico no próximo ano.

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
12/12/2023
em Mercado, Últimas
A A
Reprodução

Reprodução

LEIA TAMBÉM

Banco Central confirma ataque a sistema de multinacional de tecnologia

Vale reduz expectativa de produção de aglomerados de minério de ferro

Ao oferecer praticidade, preços competitivos e uma ampla variedade de produtos, o comércio eletrônico tem registrado popularidade crescente e promete movimentar o mundo dos negócios no próximo ano. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas online atingiram um faturamento de R$ 80,4 bilhões no primeiro semestre de 2023, apresentando um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para Rodrigo Ricco, Diretor da Octadesk, o crescimento do comércio eletrônico está diretamente ligado à busca por uma experiência de compra simplificada. “Neste momento, mais do que nunca, o cenário exige um esforço para aprimorar a resposta às preferências do cliente, garantindo que o processo de compra seja ainda mais eficiente e satisfatório”, destaca. 

E para aqueles que desejam se destacar em um cenário cada vez mais competitivo, o especialista listou as principais tendências, de acordo com o estudo “E-commerce Trends 2024”, realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box. Confira:

Canais favoritos para realizar a compra


Quem compra online, independentemente da frequência, tem seus canais preferidos. O levantamento mostrou que os favoritos para realizar uma compra online são sites e lojas virtuais (63%), seguidos dos marketplaces (60%), como Amazon e Mercado Livre, e aplicativos da própria marca (49%). Rodrigo destaca que a preferência por sites, lojas virtuais e marketplaces pode ser atribuída à segurança e confiabilidade oferecidas aos consumidores nessas plataformas, frequentemente associadas a selos de verificação e um histórico consistente de excelência na experiência do cliente.

Preço, praticidade e promoção
Quando questionados sobre as razões que os levam a preferir o comércio virtual, os consumidores destacaram três pontos: preços mais atrativos em comparação às lojas físicas (58%), praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e promoções exclusivas online (56%). O especialista ressalta que a era digital oferece a conveniência de explorar e comparar produtos com poucos cliques, literalmente na palma da mão. “Essa facilidade não apenas economiza tempo, mas também permite decisões mais assertivas. A pesquisa online oferece uma gama de opções, transformando a experiência de compra em algo eficiente e personalizado”, completa.

Segurança em primeiro lugar
Outro ponto de atenção para o próximo ano envolve a segurança e a preocupação do usuário em relação a possíveis fraudes durante as compras online. 92% já desistiram de adquirir algum produto por suspeitar que a loja se tratava de um golpe. “A venda online deve transmitir segurança e confiabilidade aos usuários. Quando eles se sentem seguros, tornam-se mais propensos a compartilhar informações pessoais e financeiras, resultando em um aumento nas compras. Portanto, é essencial destacar medidas de segurança visíveis, como certificados SSL, selos de confiança e políticas claras de privacidade e segurança”, alerta Ricco.

Canais para buscar atendimento 
Os canais de atendimento também podem influenciar no consumo do público. Isso acontece porque a qualquer momento o cliente pode precisar entrar em contato com a empresa, seja para tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou falar sobre melhorias. No panorama atual, o chat online desponta como o favorito, conquistando 38% da preferência, seguido pelo WhatsApp, com 31%, e, em terceiro lugar, as redes sociais, com 13%. “Portanto, é fundamental acompanhar as tendências e, principalmente, identificar quais não favorecem as estratégias do seu negócio, a fim de manter-se competitivo”, completa.

Tecnologia a favor do e-commerce
Se antes, acreditava-se que algum produto não teria uma boa performance no online por conta de determinadas limitações, como preocupação com tamanhos, hoje, o estudo destaca que o e-commerce evoluiu a ponto de minimizar os principais atritos. Com ajuda de tecnologia de Realidade Virtual e Realidade Aumentada ou até mesmo com a logística reversa, os segmentos que apresentaram melhor performance de vendas no ambiente virtual foram roupas (58%), calçados (43%) e eletrônicos (43%). “A cada ano, diferentes categorias vão ganhando mais espaço. E com o apoio da tecnologia fica cada vez mais fácil encontrar maneiras de oferecer uma ótima experiência. Desde os provadores virtuais a maquetes em 3D, é possível facilitar a experiência do produto mesmo que ele não esteja ali, ao vivo”, ressalta o especialista.

Experiência na palma da mão
O processo de compra precisa ser fácil e prazeroso, buscando oferecer uma boa prática desde a navegação na loja até na hora de ler a descrição do produto. O estudo aponta que 71% das pessoas preferem utilizar o celular/smartphone para fazer as compras, enquanto 27% escolhem computador ou notebook e apenas 2% utilizam o tablet para esta atividade. “Quando a maior parte dos seus consumidores compram por dispositivos móveis, é indispensável que a sua estratégia seja focada nesse público. Por isso, é indispensável investir no conceito de “mobile first”, ou seja, construir os sites e lojas online pensando primeiramente no consumidor que vai acessar por aparelhos móveis. Quando uma plataforma de e-commerce não é responsiva, ou seja, não se adapta aos diferentes formatos de tela, existe uma grande possibilidade do seu consumidor desistir de comprar lá. Afinal, a experiência ficará comprometida”, reflete.

Por fim, Ricco destaca sobre a importância de compreender a jornada do seu consumidor, desde como ele chega no seu e-commerce até o desfecho da compra. “O futuro do varejo no Brasil pertence aos negócios que demonstram disposição e habilidade para se adaptar. As compras online continuarão a desempenhar um papel significativo no processo de compra e nas interações com as marcas”, finaliza.

Metodologia


O estudo foi realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box,  e ouviu mais de 2 mil consumidores online acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais. Para acessar o E-commerce Trends 2024 na íntegra, clique aqui.

Tags: Comprae-commerceMercadoTendências
Anterior

Deel lança ferramenta para ajudar empresas a seguirem regras de compliance

Próximo

Logicalis firma parceria com USP para apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Banco Central Lança Ferramentas para Combater Fraudes e Facilitar Resgate de Valores Esquecidos
Mercado

Banco Central confirma ataque a sistema de multinacional de tecnologia

por João Pedro Camargo Corenciuc

O Banco Central do Brasil (BC) informou nesta quarta-feira (2) que a provedora de serviços de tecnologia C&M Software, responsável...

Leia maisDetails
Este modelo experimental usa seu histórico da Pesquisa. Alguns recursos não estão disponíveis. Vale Revisa para Baixo Previsão de Produção de Pelotas de Minério de Ferro para 2025 e Anuncia Parada em Usina do Maranhão

Vale reduz expectativa de produção de aglomerados de minério de ferro

Embraer tem lucro ajustado de R$ 350,6 milhões

Embraer salta até 5% com nova encomenda de jatos

Grupo Alun nasce como o maior ecossistema de educação tech do Brasil e projeta formar 15 milhões de pessoas até 2030

Grupo Alun une Alura, FIAP e PM3 e mira faturar R$ 1 bi até 2027

Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Ações dos EUA Sobem com Impulso da Nvidia e Expectativas sobre Negociações Comerciais

S&P 500 e Nasdaq atingem máximas históricas com expectativas sobre comércio

Próximo
Logicalis firma parceria com USP para apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Logicalis firma parceria com USP para apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Agrotools fortalece presença em Brasília para transformar o agro digital no Centro-Oeste

Agrotools fortalece presença em Brasília para transformar o agro digital no Centro-Oeste

Ambev, Pepsico e Carrefour são reconhecidas como as empresas mais inclusivas de 2023

Ambev, Pepsico e Carrefour são reconhecidas como as empresas mais inclusivas de 2023

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.