O Google anunciou nesta quarta-feira (13) o lançamento da API do Gemini Pro, disponível para desenvolvedores e organizações interessadas em criar novos recursos e aplicativos utilizando a tecnologia de inteligência artificial generativa. Essa inovação, agora acessível no AI Studio do Google, é complementada por adições recentes ao Vertex AI, o conjunto de ferramentas da empresa voltado para criações envolvendo inteligência artificial.
Lançado na semana passada, o Gemini Pro é uma versão intermediária do Gemini, projetada para operar conectada à internet e funcionar em serviços como o Bard, onde já está disponível, além de ser compatível com outros locais como Busca e Chrome.
Agora, os desenvolvedores que desejam aproveitar o modelo de IA mais avançado já criado pelo Google podem experimentar a API Gemini Pro. Ela está disponível para o público por meio do AI Studio, a ferramenta de desenvolvimento gratuita e baseada na web fornecida pela Gigante de Mountain View.
Principais características da API do Gemini Pro:
- Suporte a uma janela de contexto de 32 mil entradas para texto, com a perspectiva de ampliação desse limite em versões futuras.
- Funcionalidades como chat, incorporação, recuperação semântica e suporte a conhecimento personalizado.
- Suporte a 38 idiomas.
- Capacidade para comandos de texto e produção de conteúdo em texto.
- Gemini Pro Vision para suporte a entradas de texto e imagem, embora a geração de conteúdo permaneça restrita a texto.
- Suporte a linguagens de programação Python, Node.js, Swift, JavaScript e Kotlin para o desenvolvimento de aplicativos.