A holding de investimentos, Itaúsa, divulgou na manhã desta quinta-feira (14), o valor levantado pela venda da participação na plataforma XP – feito que é relevante para o mercado. O montante líquido levantado pela empresa chega em valor aproximado de R$ 1,7 bilhão.
A operação decreta o fim da participação da Itaúsa na XP. De acordo com a própria holding a “alienação faz parte da decisão da companhia de desinvestir da XP, conforme divulgado anteriormente, por não se tratar de um ativo estratégico para a Itaúsa”.
A participação da holding representava mais de 14,77 milhões de ações, que foram comercializadas entre novembro e dezembro. A Itaúsa afirma que uma parte do que foi levantado foi direcionado ao reforço de caixa, além da ampliação no nível de liquidez da empresa.
“Não são esperados impactos relevantes nos resultados da Itaúsa do 4º trimestre de 2023, já que o investimento da Itaúsa na XP estava contabilizado como ativo financeiro mensurado a valor justo desde o 3º trimestre de 2023″, disse a holding.