A National Retail Federation é um marco inicial para os varejistas que buscam crescimento e relevância contínua, segundo Dino Gueno, professor de marketing de vendas da ESPM e que estará presente nesta edição da NRF. “O evento vai apresentar inovações tecnológicas que são e serão importantes para o setor e que vão abrir uma série de oportunidades para alavancar os negócios”, diz.
O especialista lista sete tópicos que a NRF deve abordar este ano. Confira:
Inteligência Artificial e Previsão de Varejo: Cada vez mais sofisticada a IA terá um foco especial na previsão de varejo, sobretudo na capacidade de usar dados do consumidor para prever demandas futuras e movimentos de mercado, mudando a abordagem dos varejistas de reativa para proativa.
Experiência na Loja Física: As lojas físicas devem ser reinventadas para oferecer experiências imersivas aos clientes além das compras tradicionais. Isso inclui o uso de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista para enriquecer a experiência de compra.
Prevenção de Roubos no Varejo: Roubos e furtos interferem diretamente nos resultados da empresa e a NRF deve abordar as novas inovações em segurança, como o uso de reconhecimento facial e outras ferramentas de IA para combater eficazmente o roubo e facilitar novas tecnologias de checkout.
Finanças Incorporadas (Embedded Finance): Há uma tendência crescente de varejistas oferecerem soluções de serviços financeiros, como pagamentos com um clique, cartões de crédito da loja e programas de pagamento ou seguros nativos.
Fidelidade do Cliente: O cliente deseja cada vez mais uma experiência personalizada. Acredito que a ênfase em programas de fidelidade está se intensificando, com consumidores exigindo incentivos reais, personalização e uma conexão forte com a identidade da marca do varejista.
Tendências de Varejo Digital: Serão discutidas as últimas tendências de comportamento digital dos consumidores que vão transformar os hábitos de compra em 2024, permitindo que os varejistas atendam a essas novas demandas e capturem mais do mercado de comércio eletrônico.
Prova Social e Tendências de Produto: A prova social, que utiliza a influência de terceiros para influenciar clientes em potencial, será amplamente discutida pois é um mecanismo que pode ser usado para aumentar as conversões, mostrando a popularidade do produto em tempo real nas páginas de detalhes do produto ou listas de categorias.