Nesta terça-feira, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja apresentar, até fevereiro, o programa “Voa Brasil”. Este programa busca oferecer passagens aéreas de até 200 reais destinadas inicialmente a aposentados do INSS e alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
Costa Filho compartilhou que espera o anúncio presidencial no final de janeiro ou, no máximo, no início de fevereiro. O “Voa Brasil” pretende beneficiar aproximadamente 20 milhões de aposentados que recebem até dois salários mínimos e cerca de 600 mil alunos do Prouni.
Segundo o ministro, os quase 21 milhões de brasileiros elegíveis ao programa representarão um acréscimo significativo para as companhias aéreas, impulsionando de 2,5 a 3 bilhões de passageiros que não utilizaram o sistema aéreo comercial nos últimos 12 meses.
Durante o anúncio do programa, o presidente Lula indicará a quantidade de passagens disponíveis nesta primeira etapa. Costa Filho expressou a intenção do governo de continuar o diálogo com as companhias aéreas e trabalhar pela redução dos preços de passagens em trajetos mais caros, que atualmente variam de 2000 a 3000 reais.
O governo também planeja fortalecer a indústria aérea e combater aumentos considerados “abusivos” nos preços das passagens. Para atingir esses objetivos, o ministro destacou a importância de reduzir os preços do querosene de aviação, diminuir litígios judiciais entre companhias aéreas e passageiros, e impulsionar o crédito para as empresas por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Imagem: Ricardo Stuckert / PR