O início de 2024 marca uma nova revolução tecnológica no mercado. Em balanço quase unânime, todas as empresas debatem formas de incorporar novas mecânicas que se destacaram durante o ano passado – principalmente a Inteligência Artificial (IA).
Analistas apontam que o futuro do mercado sugere uma grande transformação digital. Essa projeção já está em operação há algum tempo e, no novo ano, não há outro tema relacionado a tendência como este. De acordo com um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), a IA vai afetar 40% dos empregos no planeta.
O Indeed, site de empregos presente em mais de 50 países, lançou recentemente um relatório que aponta as tendências de trabalho e contratação para 2024. Felipe Calbucci, diretor de vendas do site no Brasil, afirmou em entrevista para a Forbes que é importante “por exemplo, pensar em cargos relacionados à IA podem se encaixar em seus planos de carreira e no panorama econômico geral”.
A afirmação de Felipe pode funcionar também como um aviso, já que a “revolução” promovida pelas plataformas tem atraído muita atenção de diversas áreas concorridas no mundo todo – com isso, inúmeros cursos a respeito de IA foram criados, com foco em desmistificar a ferramenta e torná-la acessível. Euan Cameron, líder de IA da PwC no Reino Unido, declarou que “antes, era como estar em um mundo movido a cavalos e ter um carro com motor de 1 litro, mas com controles como os de um Boeing 747”.
“Você precisava de pessoas muito espertas e especializadas para fazê-lo funcionar. Agora, você tem ferramentas que podem ser integradas à barra lateral do Office 365 ou do Google Suite”, complementa Cameron. Se especializar em tornar a IA parte do seu ambiente de trabalho, em 2024, passará a ser uma forma inteligente de sair na frente em um mercado já em transição.