O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou neste domingo (21) o encerramento de sua campanha presidencial nos Estados Unidos e expressou seu apoio ao ex-presidente Donald Trumpna corrida pelo Partido Republicano. A decisão veio após uma derrota nas primeiras primárias do partido, realizadas em Iowa na segunda-feira (15), onde, apesar de conquistar a segunda posição, DeSantis ficou 30 pontos percentuais atrás de Trump.
DeSantis, que obteve uma reeleição tranquila como governador da Flórida em 2022, era considerado um dos nomes mais fortes dentro do partido para enfrentar Trump nas primárias republicanas. Em um vídeo publicado no X (antigo Twitter), ele explicou a decisão, afirmando: “Está claro para mim que a maioria dos eleitores republicanos nas primárias quer dar a Donald Trump outra chance”.
Apesar de ter discordâncias com Trump, como em relação à pandemia de coronavírus e ao destaque dado por ele a Anthony Fauci, DeSantis destacou que Trump é superior ao atual presidente, Joe Biden. Em resposta ao apoio de DeSantis, Trump afirmou estar “muito honrado” e ansioso por trabalhar com ele para derrotar Joe Biden.
No vídeo de desistência, DeSantis também mencionou outra concorrente republicana nas primárias, a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley, comprometendo-se a apoiar o candidato republicano. Com a desistência de DeSantis, Haley se torna a principal concorrente de Trump dentro do Partido Republicano, e ela reagiu à notícia durante um evento de campanha em New Hampshire, desejando o melhor ao governador e enfatizando o respeito entre os concorrentes.
Imagem: REUTERS/Scott Morgan