O hype em torno dos NFTs atingiu o pico em 2021/22, que viu quase US $2,8 bilhões em volume de negociação mensal registrado em agosto de 2021. A partir disso, os NFTs capturaram a imaginação coletiva em todo o mundo com várias notícias de negócios de milhões de dólares para vendas de certos ativos NFT. Os dados do Block revelam um valor negociado semanalmente de cerca de 80 milhões de dólares em julho de 2023, apenas 3% do seu pico em agosto de 2021.
Um recente estudo de análise de mercado identificou a quebra dos produtos e das coleções. O estudo examinou mais de 73,000 coleções de NFT e descobriu que 95% tinham valor de mercado de 0 ETH. Mesmo filtrando os projetos de menor valor e menos significativos, a maioria das coleções têm pouco valor atualmente. Das 8.850 maiores colecções por capitalização de mercado, 18% não têm valor e 41% têm um preço entre 5 e 100 dólares.
Pelas estimativas do DappGambl, portal especialista em criptomoedas, em torno de 23 milhões de pessoas mantêm esses ativos sem valor. O estudo mostra que 79% de todas as coleções NFT atualmente permanecem não vendidas, e o excedente de oferta sobre a demanda criou um mercado de compradores que não está fazendo nada para reviver o entusiasmo.
Por exemplo, o MacContract no Ethereum tem um preço mínimo de $13,234,204.2, mas suas vendas de todos os tempos são de apenas $18. Esta grande discrepância entre os preços mínimos listados e os dados de vendas reais expõe um problema significativo no mercado NFT, avaliações inflacionadas que não refletem o interesse genuíno do comprador ou transações do mundo real. Torna-se claro que uma parte significativa do mercado de NFT é caracterizada por estratégias de preços especulativas e esperançosas que estão muito longe do histórico real de negociação desses ativos.
Definição de NFT´s
O NFT é como se fosse um código usado para a autenticação de arquivos. E, como dissemos, NFT é a sigla para Non-fungible token, ou token não fungível, isto é, não pode ser trocado por um outro com valor equivalente, sendo assim, é algo único e original.
Ele usa a tecnologia por trás das criptomoedas e blockchain, para armazenar esse arquivo na rede descentralizada, de forma que ele não possa ser alterado. O que os torna diferentes de criptomoedas como o Bitcoin e o Ethereum, que são fungíveis, ou seja, intercambiáveis entre si em unidades iguais.
O objetivo é evitar pirataria, pois esses tokens garantem que o objeto em questão é o original e não uma cópia. Com essa lógica, os NFTs surgiram como uma forma de transformar coisas comuns do mundo da internet em propriedades originais e precificadas, como uma obra de arte.