A Biotrop, especializada em soluções biológicas e naturais para agricultura, em conjunto com a Opea, líder em securitização no Brasil, acaba de lançar um FIDC no montante de R$ 100 milhões para viabilizar a venda de insumos para seus clientes. O programa chamado de Biofinance representa uma nova alternativa de financiamento para a aquisição de bioinsumos, produzidos tanto pela Biotrop como por terceiros, cujo pagamento poderá ser realizado de acordo com o prazo safra das respectivas culturas. Esse é o primeiro Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) da empresa.
Carlos Alberto Baptista, CCO da Biotrop, afirma que o propósito do fundo é trazer ao mercado de biológicos as ferramentas financeiras que permitam que produtores rurais, revendedores e cooperativas possam investir no manejo regenerativo. “O lançamento desse fundo é uma revolução em relação ao crédito para o aumento das tecnologias biológicas”, define.
Sem o FIDC, a companhia não conseguiria garantir o atendimento de prazo mais longos. Atualmente, apenas 25% das vendas da Biotrop são feitas à vista e o restante é financiado. Da parcela financiada, metade tem prazo de até 200 dias, e a outra metade, prazo de uma safra cheia. Cerca de 90% dos clientes atuais são revendas, cooperativas e usinas de cana em São Paulo. Boa parte dos clientes está no Sul, mas a companhia já está expandindo suas fronteiras neste ano para Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.
O head de agronegócio da Opea, estruturadora e gestora do FIDC, Renato de Souza Barros Frascino, também reforça a importância desse financiamento para o agronegócio sustentável. “Em um momento em que as alternativas mais naturais de cultivo e produções sustentáveis de alimentos vêm ganhando cada vez mais destaque no Brasil o potencial ritmo de expansão desse tipo de produto é muito favorável no país. Por meio de linhas de financiamento complementares através do mercado de capitais, temos continuamente apoiado o desenvolvimento de operações do setor agro, com foco em negócios sustentáveis e inovadores como esse”, elucida.
A Biotrop, recém adquirida pela empresa Belga Biobest, desenvolve produtos naturais com foco na agricultura regenerativa. Seus produtos são voltados às culturas de grãos, cana, algodão, café, hortaliças e frutas.