O mercado livre de energia está conquistando cada vez mais empresas no Brasil. Apenas em janeiro, foram 2.168 marcas comunicando às suas distribuidoras que estariam deixando o mercado regulado para aderir ao novo modelo. Esses dados foram divulgados pela ABRACEEL (Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica), com base em informações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Quase 17 mil empresas já tomaram a decisão de se tornarem consumidoras livres entre 2024 e 2025.
Essa movimentação demonstra algumas tendências no mercado de energia, especialmente sobre pequenas e médias empresas. Segundo o CEO da 2W Ecobank, Cláudio Ribeiro, elas são atraídas pelos benefícios da adoção de energia renovável e participação no Mercado Livre principalmente por duas razões fundamentais. A primeira é a perspectiva de economia de gastos, pois ao migrar para fontes de energia mais acessíveis, como a renovável, há uma redução significativa nos custos de produção e operacionais. Essa economia é vital para a sustentabilidade financeira e competitividade no mercado.
A segunda, por outro lado, é a questão do branding e posicionamento de marca que também desempenha um papel crucial na longevidade da organização. Atualmente, há uma crescente demanda por práticas sustentáveis e ESG tanto por parte do mercado quanto dos consumidores. Empresas que fazem parte de cadeias de valor maiores, por exemplo, são frequentemente pressionadas a reportar suas emissões de carbono e demonstrar esforços para reduzi-las.
“Percebemos a importância do valor ESG como um diferencial estratégico, reconhecendo uma mudança significativa no comportamento do consumidor moderno. À medida que a consciência ambiental e social se tornou mais prevalente, notamos que os consumidores começaram a buscar ativamente empresas que não apenas oferecem produtos e serviços de alta qualidade, mas que também demonstram um compromisso genuíno com práticas sustentáveis e responsáveis. Essa tendência reflete um mercado em evolução, onde a sustentabilidade se tornou um fator chave na decisão de compra”, explica Ribeiro.
Portanto, integrar soluções ESG não apenas fortalece a responsabilidade corporativa das empresas, mas também posiciona os clientes das mesmas na vanguarda de seus respectivos mercados. A 2W Ecobank é uma das marcas no Brasil que segue essa mentalidade, adotando medidas sustentáveis. Destaque como fornecedora integral de soluções ESG, a plataforma de energia renovável procura abranger todos os aspectos necessários para que uma empresa se alinhe aos Escopos 1, 2 e 3 de emissões. Uma das soluções importantes é o inventário de carbono, uma ferramenta vital para mapear as emissões diretas e indiretas, permitindo uma compreensão clara do impacto ambiental da empresa.