A Gupy, empresa líder em tecnologia para RH no Brasil, lança essa semana uma campanha para reforçar seu posicionamento como ecossistema completo de gestão de pessoas, oferecendo soluções de ponta a ponta para otimizar processos de Recursos Humanos nas empresas, desde a contratação até a avaliação de desempenho. Com a campanha e outras iniciativas estratégicas, a empresa visa continuar traçando um caminho rápido e sustentável rumo ao break even.
Com início em 2015 como uma plataforma de Recrutamento & Seleção, a Gupy vem expandindo seu portfólio com desenvolvimento de novos produtos, como o Gupy Admissão em 2020, e aquisições estratégicas, como a da Niduu em 2021, e Kenoby e Pulses em 2022 e 2023, respectivamente, após sua última captação de R$500 milhões, a maior feita por uma HR Tech até aquele momento.
Em 2023, a empresa registrou crescimento de mais de 55% no número de usuários frente ao ano anterior, alcançando mais de 47 milhões de pessoas nas plataformas – o equivalente a cerca de 60% da população economicamente ativa do Brasil. Com mais de 4.000 empresas clientes ativas, a plataforma possui 40% de market share em grandes empresas, com a sua solução de Recrutamento & Seleção, e pretende continuar expandindo sua presença em novos setores e regiões. Em fevereiro deste ano, a empresa lançou seu quinto produto, o Gupy Performance & Desenvolvimento, completando também o ciclo de Talent Management dentro do ecossistema.
“Começamos inovando, sendo a primeira empresa no Brasil a desenvolver uma IA própria, para otimizar o Recrutamento & Seleção de pessoas. Em 8 anos, multiplicamos o nosso portfólio e oferecemos Inteligência Artificial em todos os nossos produtos, sempre com o objetivo de tornar os processos de RH mais ágeis, justos e transparentes. No ano passado, apesar de um cenário complexo de mercado, conseguimos manter uma margem sustentável, por meio de movimentos que foram importantes para organizar a nossa operação depois dos 3 M&As que fizemos. Começamos 2024 com foco total em aumentar nossa produtividade e eficiência para acelerar esse crescimento. ”, diz Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy.
No último ano, a scale-up expandiu sua margem bruta em mais de 5 pontos percentuais, e a margem EBITDA em 10 p.p. Com 63% de redução no cashburn de 2022 para 2023, a empresa viu a oportunidade de colocar mais esforços na melhoria da experiência do seu público B2C, de pessoas candidatas, e na revisão da proposta do valor e precificação de seus produtos para o público B2B, de empresas clientes ou potenciais usuárias do ecossistema Gupy. Com indicadores financeiros saudáveis, a Gupy busca diminuir o custo de aquisição por cliente e aumentar as metas de upsell e crossell, mantendo um investimento médio anual de R$90 milhões em tecnologia.
A estratégia de se posicionar como um ecossistema completo para gestão de pessoas é crucial para alcançar o equilíbrio financeiro até o fim de 2024. “Quando começamos a Gupy, mal se falava em tecnologia para processos de recursos humanos, e essa era a última área na qual as empresas investiam em tecnologia e inovação. No cenário pós pandemia e de mudanças constantes no mercado de trabalho, o RH se torna cada vez mais estratégico, então vemos ótimas oportunidades de crescimento a partir do momento em que oferecemos tecnologia de qualidade e integrada para esta área, que é o coração dos negócios”, completa Mariana.
Tudo o que o RH imagina
O filme, desenvolvido pela Gupy e produzido pelo estúdio criativo Otrös, gira em torno da mensagem “Tudo o que o RH Imagina”, e fala sobre o ecossistema de soluções da Gupy por meio de uma comparação entre um cenário ultrapassado e burocrático, que costuma ser associado ao setor de Recursos Humanos, e um novo cenário no qual profissionais da área adotam tecnologia para facilitar seus processos.
“Essa campanha é um marco muito importante para a Gupy. Há exatamente 1 ano atrás, estávamos lançando a nova marca da Gupy, e um dos nossos objetivos, desde aquele momento, era desassociar a marca somente do produto de Recrutamento & Seleção que, apesar de ser nosso carro-chefe, agora faz parte de um ecossistema de 5 produtos, todos igualmente importantes e estratégicos para o RH e lideranças. Investimos muito tempo e recursos no desenvolvimento da história e do filme, e temos certeza de que vai nos ajudar a construir o caminho que esperamos para os próximos anos”, coloca Guilherme Dias, cofundador e CMO da HR Tech.