A Nvidia começou na segunda-feira (18) sua conferência anual de desenvolvedores, com os investidores focados em novos anúncios pelo presidente-executivo Jensen Huang em um discurso de abertura. Os novos anúncios de chip e software da Nvidia na GTC 2024 serão cruciais para determinar se a empresa pode manter sua posição de liderança como a principal fornecedora das ferramentas necessárias para impulsionar o frenesi em torno da inteligência artificial.
“A IA generativa é a tecnologia que define o nosso tempo”, disse o CEO da Nvidia, Jensen Huang, durante um discurso na segunda-feira. “As GPUs Blackwell são o motor para impulsionar esta nova revolução industrial. Trabalhando com as empresas mais dinâmicas do mundo, concretizaremos a promessa da IA para todos os setores.”
As GPUs Blackwell ostentam uma impressionante contagem de 208 bilhões de transistores, capacitando modelos de IA capazes de escalar até 10 trilhões de parâmetros. Em termos de comparação, o GPT-3 da OpenAI é constituído por 175 bilhões de parâmetros.
A Nvidia disse no início deste ano que seu negócio de software e serviços atingiu uma taxa de execução anual de 1 bilhão de dólares no final do último ano fiscal da empresa. Prevê-se que os novos chips estejam prontamente disponíveis ainda neste ano. A Nvidia anunciou que gigantes como Amazon Web Services, Dell Technologies, Google, Meta, Microsoft, OpenAI e Tesla têm planos de incorporar as GPUs Blackwell em seus sistemas.
A empresa está realizando a GTC de forma presencial neste ano pela primeira vez desde 2019. Ela espera que cerca de 16.000 pessoas participem, aproximadamente o dobro do último evento presencial.