• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 11 novembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

A corrida por sustentabilidade nas empresas

Fernanda Alves por Fernanda Alves
15/01/2024
em Empresas, Meio Ambiente, Últimas
A A
Shutterstock/Deemerwha studio

Shutterstock/Deemerwha studio

LEIA TAMBÉM

Cibra conquista 2º lugar no Prêmio Aplaude 2025

A BYD pretende vender até 1,6 milhão de veículos no exterior em 2026

Nos últimos anos, as empresas mostram maior preocupação em adotar práticas sustentáveis. O mundo vive um momento extremamente delicado ambientalmente –  pesquisas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) apontam que existe 50% de chance da elevação da temperatura média global ultrapassar 1,5°C nos próximos cinco anos. 

No final do ano passado, ocorreu a COP 28 –  28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) – em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Pela primeira vez na história de forma explícita, a conferência tratou do tema de combustíveis fósseis, estabelecendo objetivos globais para a transformação de sistemas energéticos buscando atingir a neutralidade climática até 2025. 

Presidente Lula representando o Brasil durante a COP 28. Foto: Ricardo Stuckert / PR

A preocupação dos países em serem mais sustentáveis também reflete nas empresas e principalmente nos consumidores. Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas que sejam sustentáveis. 70% dos entrevistados ainda afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso. 

Além da prioridade dos consumidores, as empresas preocupadas em serem mais responsáveis com o meio ambiente são mais bem vistas por funcionários e fornecedores, que passam a valorizar mais o ambiente de trabalho e enxergam as marcas com maior credibilidade. Minimizar o impacto ambiental é uma busca constante e diária dentro das empresas e muitas já adotaram as práticas de: reciclagem de lixo e resíduos, diminuição do uso de papel, não utilização de copos e outros objetos descartáveis, reutilização da água,  diminuição do consumo de energia elétrica, entre outras. 

Uma das principais medidas que uma empresa pode tomar em busca de melhorar no aspecto sustentável é a mudança para a energia solar. Além de diminuir o consumo de energia elétrica – e consequentemente economizar com as tarifas de eletricidade –, traz uma energia limpa e renovável que não afeta o meio ambiente. 
A sustentabilidade empresarial é uma prática que se baseia em adotar medidas que permitam o crescimento econômico da empresa sem agredir o meio ambiente. Entre as companhias, lucrar mais adotando práticas sustentáveis é uma tendência cada vez maior e motiva as empresas a melhorarem nesse quesito.

O conceito de empresa sustentável é baseado em três pilares: econômico, ambiental e social. Pequenos esforços como campanhas para usar sua própria garrafa de água, deixaram de ser um diferencial e passaram a ser quase que obrigatórios. Uma companhia de fato sustentável precisa fazer muito mais ações sociais e ambientais, que visam atender as necessidades da sociedade e a valorização da marca. 

Hoje, um dos principais exemplos é a Natura – O Guia Exame de Sustentabilidade 2017 apontou a companhia como A Empresa Sustentável do Ano. Em 2017, a empresa teve um lucro de R$ 166,7 milhões, além de ter movimentado R$ 1,1 bilhão só na região Amazônica. 

Publicado por Natura no X, divulgando sua sustentabilidade Imagem: Divulgação

As empresas sabem que um reconhecimento como esse é uma publicidade fantástica. Os consumidores que estão buscando uma companhia sustentável ficarão interessados, assim como possíveis fornecedores e marcas que desejam ter seu nome vinculado a uma organização tão significante no meio sustentável. 

A relevância e o fato de ser notada por uma prática que atrai consumidores, vão elevar os lucros e credibilidade de todas as empresas, que estão correndo atrás de serem cada vez mais sustentáveis, para o melhor bem-estar e desenvolvimento tanto das companhias quanto do Planeta Terra. 

Anterior

Avanços em sustentabilidade nas empresas demanda uso da tecnologia como aliada

Próximo

Trabalho presencial lidera entre as PMEs

Fernanda Alves

Fernanda Alves

Leia também

Cibra conquista 2º lugar no Prêmio Aplaude 2025
Empresas

Cibra conquista 2º lugar no Prêmio Aplaude 2025

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, conquista o 2º lugar no Prêmio Aplaude...

Leia maisDetails
BYD inaugura fábrica de carros elétricos em Camaçari (BA)

A BYD pretende vender até 1,6 milhão de veículos no exterior em 2026

Ações da Braskem caem mais de 14% na Bolsa por problemas na estrutura de capital

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 818 milhões no terceiro trimestre

RD Saúde vai quintuplicar frota de elétricos até 2030

RD Saúde vai quintuplicar frota de elétricos até 2030

MBRF alcança recorde de volume no 3º trimestre e começa a colher frutos da fusão

MBRF alcança recorde de volume no 3º trimestre e começa a colher frutos da fusão

Natura reafirma protagonismo e lidera ranking de responsabilidade ESG no Brasil pelo 11º ano consecutivo

A Natura registra prejuízo no terceiro trimestre 

Próximo
Trabalho presencial lidera entre as PMEs

Trabalho presencial lidera entre as PMEs

Zallpy chega nos Estados Unidos depois de crescimento recorrente acima de 30%

Zallpy chega nos Estados Unidos depois de crescimento recorrente acima de 30%

Fórum Econômico Mundial começa nesta segunda-feira

Fórum Econômico Mundial começa nesta segunda-feira

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.