Nos últimos anos, as empresas mostram maior preocupação em adotar práticas sustentáveis. O mundo vive um momento extremamente delicado ambientalmente – pesquisas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) apontam que existe 50% de chance da elevação da temperatura média global ultrapassar 1,5°C nos próximos cinco anos.
No final do ano passado, ocorreu a COP 28 – 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) – em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Pela primeira vez na história de forma explícita, a conferência tratou do tema de combustíveis fósseis, estabelecendo objetivos globais para a transformação de sistemas energéticos buscando atingir a neutralidade climática até 2025.
A preocupação dos países em serem mais sustentáveis também reflete nas empresas e principalmente nos consumidores. Um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas que sejam sustentáveis. 70% dos entrevistados ainda afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.
Além da prioridade dos consumidores, as empresas preocupadas em serem mais responsáveis com o meio ambiente são mais bem vistas por funcionários e fornecedores, que passam a valorizar mais o ambiente de trabalho e enxergam as marcas com maior credibilidade. Minimizar o impacto ambiental é uma busca constante e diária dentro das empresas e muitas já adotaram as práticas de: reciclagem de lixo e resíduos, diminuição do uso de papel, não utilização de copos e outros objetos descartáveis, reutilização da água, diminuição do consumo de energia elétrica, entre outras.
Uma das principais medidas que uma empresa pode tomar em busca de melhorar no aspecto sustentável é a mudança para a energia solar. Além de diminuir o consumo de energia elétrica – e consequentemente economizar com as tarifas de eletricidade –, traz uma energia limpa e renovável que não afeta o meio ambiente.
A sustentabilidade empresarial é uma prática que se baseia em adotar medidas que permitam o crescimento econômico da empresa sem agredir o meio ambiente. Entre as companhias, lucrar mais adotando práticas sustentáveis é uma tendência cada vez maior e motiva as empresas a melhorarem nesse quesito.
O conceito de empresa sustentável é baseado em três pilares: econômico, ambiental e social. Pequenos esforços como campanhas para usar sua própria garrafa de água, deixaram de ser um diferencial e passaram a ser quase que obrigatórios. Uma companhia de fato sustentável precisa fazer muito mais ações sociais e ambientais, que visam atender as necessidades da sociedade e a valorização da marca.
Hoje, um dos principais exemplos é a Natura – O Guia Exame de Sustentabilidade 2017 apontou a companhia como A Empresa Sustentável do Ano. Em 2017, a empresa teve um lucro de R$ 166,7 milhões, além de ter movimentado R$ 1,1 bilhão só na região Amazônica.
As empresas sabem que um reconhecimento como esse é uma publicidade fantástica. Os consumidores que estão buscando uma companhia sustentável ficarão interessados, assim como possíveis fornecedores e marcas que desejam ter seu nome vinculado a uma organização tão significante no meio sustentável.
A relevância e o fato de ser notada por uma prática que atrai consumidores, vão elevar os lucros e credibilidade de todas as empresas, que estão correndo atrás de serem cada vez mais sustentáveis, para o melhor bem-estar e desenvolvimento tanto das companhias quanto do Planeta Terra.