Há 10 anos um pequeno gesto e uma grande ideia começaram a transformar a vida de Isaelson Oliveira e seu companheiro, Hairon Kliff. Na época, Isaelson, professor universitário em João Pessoa, mal tinha o dinheiro para o transporte até a faculdade. Para ajudá-lo, Hairon entregou silenciosamente 12 moedas de 1 real de sua coleção pessoal das Olimpíadas. O valor não parecia significativo, mas, para Isaelson, aquele ato simples e simbólico marcaria o primeiro passo de uma história que está prestes a completar 10 anos de sucesso.
Esse momento, que parecia apenas uma ajuda temporária, acabou se tornando o marco de um projeto que se transformaria na maior rede de lavanderias self-service da América Latina, a Lavanderia 60 Minutos. Hoje, Isaelson é CEO do Grupo Hi, um conglomerado que foi da luta financeira à liderança do mercado latino-americano de lavanderias self-service. Com mais de 700 franqueados ativos e 2 milhões de clientes fidelizados.
Isaelson e Hairon não imaginavam que, 10 anos depois, estariam liderando um ecossistema que combina tecnologia e sustentabilidade. Embora o consumo de água pelas lavanderias comerciais seja, de fato, elevado e apresente desafios ambientais significativos, o Grupo Hi tem se empenhado para minimizar seu impacto.
“Nos últimos 10 anos, já economizamos 8 bilhões de litros de água – o equivalente a 1 milhão de caminhões-pipa – e cerca de 1 bilhão de kWh em consumo de energia,” destaca Isaelson, refletindo sobre o esforço contínuo da empresa para promover a sustentabilidade e contribuir positivamente para a preservação dos recursos naturais.
O impacto ambiental da empresa é apenas um dos pilares que sustentam a história do Grupo Hi. A empresa construiu sua reputação pela inovação e pela importância que dá à tecnologia como um dos pilares fundamentais para o seu crescimento e transformação. O grupo investe continuamente em soluções avançadas, como armários automatizados, produtos biodegradáveis e a digitalização de seus serviços, com plataformas como o sistema de pagamento e o chat e voicebot HiChat, todos desenvolvidos pela IKLI, braço tecnológico do grupo. Esse foco em tecnologia não se limita apenas aos produtos e serviços oferecidos, mas também se estende ao desenvolvimento de sua equipe. O grupo criou o Hi Academy, plataforma que oferece cursos e incentiva o aprendizado de seus funcionários, separando 4 horas semanais para o desenvolvimento profissional de sua equipe.
No início, o apartamento do casal foi rapidamente transformado em depósito, escritório e até em uma pequena fábrica de sabão. “Cada loja aberta carrega um pedaço da nossa história. As moedas viraram símbolo de fé, resiliência e transformação. Hoje, os resultados financeiros são importantes, mas nada se compara ao impacto social e ambiental que conseguimos gerar”, afirma Isaelson, que é fundador e CEO do Grupo Hi, o conglomerado por trás da rede.
Em 2024, o faturamento do grupo atingiu R$ 54 milhões, e a previsão para 2025 é de um crescimento ainda mais robusto, alcançando R$ 75 milhões com 1.400 lojas operando em todo o Brasil. O crescimento do grupo é impulsionado por um modelo de negócios baseado na franquia, mas também pela inovação.
“A internacionalização e o IPO são passos naturais para uma companhia que nasceu com propósito, mas que se sustenta em resultados concretos, escalabilidade e visão de longo prazo”, afirma o CEO.
A expansão internacional do Grupo Hi está prestes a ganhar um novo capítulo com a expansão para Portugal, o primeiro país da Europa onde a marca vai desembarcar. A estratégia inclui abrir 15 lojas ainda em 2025, com um investimento inicial de 1 milhão de euros (cerca de R$ 6 milhões). A expectativa é que, com o sucesso da operação europeia, a empresa alcance um valuation de R$ 1 bilhão até 2027. Para isso, o grupo conta com o apoio de João Kepler, CEO do Equity Group, que recentemente entrou como investidor e presidente do Conselho de Administração do Grupo Hi.
O ingresso no mercado europeu faz parte de uma estratégia maior de crescimento e de preparação para o primeiro IPO do setor de lavanderias no Brasil. “Estamos construindo um caminho sólido para nos tornarmos uma referência global, e o IPO será um passo importante”, diz Isaelson.
A trajetória de Isaelson Oliveira é a prova de que, com perseverança e visão inovadora, é possível transformar desafios em grandes oportunidades. Partindo de um começo modesto, mas com sonhos ambiciosos, ele e Hairon Kliff não apenas criaram uma rede de lavanderias, mas deram origem a um modelo de negócios que integra tecnologia, sustentabilidade e um forte impacto social. Hoje, com o Grupo Hi prestes a dar novos passos em sua jornada, rumo à internacionalização e ao tão aguardado IPO, Isaelson continua construindo seu legado no setor.