• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
domingo, 19 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

A revolução prateada: o novo protagonismo do consumo maduro no Brasil

Redação por Redação
19/10/2025
em Economia
A A

LEIA TAMBÉM

Etanol sobe no início de outubro e atinge maior valor desde maio

Argentina mostra sinais de alívio inflacionário com menor taxa anual desde 2022

Enquanto marcas disputam a atenção dos jovens, um público com poder de compra trilionário redefine o mercado de consumo e o conceito de longevidade.

As pessoas maduras estão movendo uma revolução silenciosa — e bilionária. No Brasil, esse público já responde por um consumo que cresce três vezes mais rápido do que o dos mais jovens e movimenta impressionantes R$ 2 trilhões ao ano, segundo dados recentes do setor. Mesmo assim, 63% das marcas ainda concentram seus esforços de marketing nos millennials, deixando um oceano de oportunidades praticamente inexplorado.

No Fórum CEO Brasil 2025, a CEO e fundadora da Spark:Off, Andrea Bisker (@andreabisker), encerrou o evento com uma provocação que ecoou entre os executivos: “Vocês estão olhando para este mercado com a seriedade que deveriam?”
Especialista em tendências de consumo e comportamento, Andrea destacou a urgência de compreender a chamada economia prateada, que engloba pessoas acima dos 50 anos — um público ativo, conectado e com crescente expectativa de vida e longevidade profissional.

Inovação a serviço da maturidade

Bisker trouxe exemplos de empresas que já entenderam o potencial dessa transformação. Um deles vem da LG, que desenvolveu um ar-condicionado com inteligência artificial voltado para ajudar mulheres na menopausa a regular a temperatura durante os “fogachos” noturnos.
O caso ilustra uma tendência global: produtos e serviços desenhados para o conforto, o bem-estar e a autonomia das pessoas maduras, em vez de reforçar estereótipos de fragilidade ou exclusão.

Um mercado que quer ser ouvido — e representado

O crescimento desse público não se reflete apenas nos números, mas também em valores. As novas gerações de 50+, 60+ e 70+ buscam propósito, prazer e representatividade — e rejeitam narrativas que os colocam como “aposentados” ou “desconectados”.
São consumidores que viajam, investem, cuidam da saúde, aprendem novas habilidades e exigem experiências personalizadas. Ao ignorar esse público, as marcas não apenas perdem relevância, como deixam de participar de uma das maiores transformações demográficas e culturais da história recente.

O futuro é prateado

A economia da longevidade redefine o que significa envelhecer — e o que significa ser consumidor. Mais do que uma faixa etária, trata-se de um estado de espírito ativo, consciente e exigente.
Como ressaltou Andrea Bisker, compreender e valorizar esse público não é uma ação de inclusão: é uma estratégia de crescimento e sustentabilidade de negócios. As marcas que entenderem isso primeiro serão as que liderarão o mercado na próxima década.

Tags: EconomiaRevolução prateada
Anterior

O novo luxo é o silêncio: como o “turismo da paz” virou símbolo de status

Redação

Redação

Leia também

Em maio, Sudeste apresenta a maior redução do país no preço do etanol, aponta Edenred Ticket Log
Economia

Etanol sobe no início de outubro e atinge maior valor desde maio

por João Pedro Camargo Corenciuc

O preço médio do etanol nos postos brasileiros registrou um aumento de 1,14% na primeira quinzena de outubro em relação...

Leia maisDetails
Greve na Argentina afeta setor das aeronaves

Argentina mostra sinais de alívio inflacionário com menor taxa anual desde 2022

FMI melhora projeção para economia do Brasil em 2025

FMI melhora projeção para economia do Brasil em 2025

Serviços crescem em agosto e acumulam sétimo mês consecutivo de alta

Serviços crescem em agosto e acumulam sétimo mês consecutivo de alta

Poupança Brasileira Registra Primeira Captação Líquida Positiva em 2025, Aponta Banco Central

Taxas futuras de juros avançam em meio à aversão global ao risco

Preço médio do GNV no Sudeste segue em queda no começo de agosto

Preço do GNV cai em todo o Sudeste e alivia bolso do motorista em setembro

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.