A Americanas, que está em processo de recuperação judicial, anunciou que o acionista Inácio de Barros Melo Neto atingiu uma participação de 12,52% do total de ações ordinárias da varejista. Na sexta-feira, as ações fecharam cotadas a R$ 0,69.
O investidor afirmou que não pretende alterar a estrutura acionária ou de controle da companhia, mas sim obter lucros em uma futura venda. Melo Neto possui 113 milhões de ações ordinárias (ON) da Americanas.
No início de julho, a Americanas anunciou que seus acionistas de referência — o trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira — e seus afiliados passariam a deter 49,2% do capital social da companhia após um aumento de capital.
Até meados de fevereiro de 2023, a empresa informava que o trio de bilionários detinha 30,12% das ações da Americanas, equivalente a 271.834.960 papéis.
Na quinta-feira (11), a Americanas (AMER3) anunciou que a homologação do seu aumento de capital deve ser concluída no dia 25 de julho. No entanto, o grupamento de ações, que estava previsto para ocorrer no dia 17, foi adiado.