• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 22 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

Acordo inédito deve liberar investimentos de R$ 8 bilhões em rodovia

Repactuação deve vir após descumprimentos contratuais e atrasos em obras de duplicação

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
29/04/2024
em Economia
A A

LEIA TAMBÉM

Índice de confiança do consumidor atinge maior nível do ano em dezembro

Preço médio dos carros usados ultrapassa R$ 90 mil e bate recorde histórico

O governo e o Tribunal de Contas da União (TCU) estão prestes a finalizar o primeiro acordo de uma série de repactuações relacionadas a contratos problemáticos na área de infraestrutura.

O acordo, que já tem aval do Ministério dos Transportes e da área técnica do TCU, envolve a concessão da BR-101 no Espírito Santo. Com 476 quilômetros de extensão, da divisa do Rio de Janeiro à Bahia, a estrada é administrada pela Ecorodovias desde 2013.

Houve uma série de descumprimentos contratuais e atrasos em obras de duplicação ao longo da última década, motivados por diversos fatores, que vão desde a demora na obtenção de licenças ambientais até a queda acentuada na demanda, causada por crises econômicas e pela pandemia de covid-19.

Segundo relatos à CNN, A repactuação envolvendo a Ecorodovias deverá destravar cerca de R$ 8 bilhões em novos investimentos na rodovia. Entre as novas obras previstas no contrato está o contorno rodoviário de Linhares, uma das principais economias do Espírito Santo, com forte produção de café e de frutas.

Para viabilizar os investimentos, está previsto um aumento gradual das tarifas de pedágio, seguindo o que os técnicos do governo têm chamado de “rampa suave”, a fim de evitar impactos bruscos nas tarifas para os usuários.

Além disso, o período da concessão será estendido. Atualmente, o contrato termina em 2038. Está sendo considerada uma extensão de mais dez a 15 anos, segundo fontes, como uma maneira de garantir receitas à concessionária por um período mais longo.

Tags: EconomiaInvestimentosRodovias
Anterior

81 anos da CLT: Lei enfrenta desafios com a modernidade

Próximo

Santander lucra R$ 3,02 bilhões no primeiro trimestre

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Confiança do consumidor brasileiro recua em junho após três meses de alta, aponta FGV
Economia

Índice de confiança do consumidor atinge maior nível do ano em dezembro

por João Pedro Camargo Corenciuc

A confiança do consumidor brasileiro encerrou o ano de 2025 em trajetória de alta, atingindo em dezembro o seu patamar...

Leia maisDetails
Trump pretende impor tarifas de 25% sobre automóveis, produtos farmacêuticos e chips

Preço médio dos carros usados ultrapassa R$ 90 mil e bate recorde histórico

Após terceiro reajuste da Petrobras em 2025, diesel cai mais de 2,6% em maio

Diesel S-10 sobe 0,16% no início de dezembro

Faturamento do Polo Industrial de Manaus pode ultrapassar US$ 44 bilhões em 2025

CNI aponta otimismo da indústria da construção para 2026

StoneX mantém projeção de 60,8 milhões de m³ no Ciclo Otto em 2025

StoneX mantém projeção de 60,8 milhões de m³ no Ciclo Otto em 2025

Investimento Estrangeiro em Ações Brasileiras Apresenta Saldo Positivo de US$ 1,88 Bilhão em Maio, Aponta BC

Dólar sobe e se aproxima de R$ 5,50 após payroll forte

Próximo
Santander lucra R$ 3,02 bilhões no primeiro trimestre

Santander lucra R$ 3,02 bilhões no primeiro trimestre

Taxa de desemprego sobe para 7,9% no 1º trimestre do ano

Taxa de desemprego sobe para 7,9% no 1º trimestre do ano

Safra na região Centro-Sul inicia com média de 72,7 toneladas por hectare

Produção de açúcar do centro-sul do Brasil cresce 31%

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.