A A&EIGHT, um ecossistema de soluções digitais, anunciou uma parceria com a ONG A Liga Digital para oferecer capacitação educacional a jovens de comunidades e favelas no uso da plataforma de comércio eletrônico VTEX. O objetivo da iniciativa é reduzir a desigualdade no acesso à tecnologia e preparar jovens com poucos recursos para o mercado digital, gerando oportunidades de inclusão e desenvolvimento profissional.
A Liga Digital já formou mais de 8 mil jovens em todo o Brasil em áreas como inteligência artificial, marketing digital, e-commerce e programação, oferecendo cursos gratuitos para estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade social, com foco em capacitação técnica e orientação de carreira.
Renato Avelar, sócio e co-CEO da A&EIGHT, que também tem origem humilde e estudou em escolas públicas, destaca a importância da educação para transformar vidas e o objetivo da parceria de “impulsionar trajetórias e gerar oportunidades reais para os jovens das periferias”. A A&EIGHT, liderada também por Vinícius Sanches e Hugo Alvarenga, é um dos principais parceiros globais da VTEX.
A iniciativa busca combater o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos, que atingiu 10,1% em abril de 2025, segundo dados do IBGE. Além da capacitação para o mercado de trabalho, a Liga Digital incentiva o empreendedorismo, ensinando os alunos a criar lojas virtuais, desenvolver estratégias de vendas e utilizar plataformas de inteligência artificial.
Helenice Moura, co-fundadora da ONG, ressalta que o conhecimento prático nessas novas tecnologias oferece chances reais de mudança de vida, emprego e renda. A Liga Digital conta ainda com uma equipe de mentores formada por profissionais de RH, pedagogos e psicólogos para orientar os jovens em suas jornadas profissionais. Fundada em 2020 pelas executivas Edilaine Godoi e Helenice Moura, a ONG oferece cursos 100% gratuitos em diversas áreas da tecnologia.