A AEVO, startup brasileira especializada em soluções para gestão da inovação, anuncia sua expansão para o mercado europeu, iniciando operações na Holanda. A iniciativa ocorre em resposta ao crescente interesse de empresas multinacionais por sua plataforma e é impulsionada com novo aporte financeiro de US$1 milhão de dólares do FUNSES1, criado com recursos do Fundo Soberano do Governo do Espírito Santo e gerido pela Quartzo Capital.
Fundada no Espírito Santo, a AEVO desenvolveu um software que auxilia empresas a estruturarem e gerenciarem seus processos de inovação de forma eficiente. Com uma abordagem que integra gestão de ideias, projetos e portfólios, a plataforma da AEVO tem se destacado por promover a cultura de inovação dentro das organizações.
A entrada no mercado europeu representa um marco significativo na trajetória da AEVO, evidenciando a competitividade e a relevância de soluções brasileiras no cenário global de inovação. A escolha da Holanda como porta de entrada para a Europa se deve à sua posição estratégica e ao ambiente favorável ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras, visto que o país é reconhecido como um hub global de inovação.
Atualmente, cerca de 5% da base de clientes da AEVO está fora do Brasil, e a empresa tem o objetivo de ampliar esse número. Até o final deste ano, a meta é dobrar essa fatia para 10%, e com projeção de alcançar 30% de presença internacional até 2027. A expansão para a Europa é um passo estratégico rumo a esse objetivo. A empresa já conta com clientes em mais de 10 países no mundo, em 4 continentes: América do Sul, América do Norte, Europa e África.
“Nossa solução já vem ganhando tração fora do Brasil, e a abertura da subsidiária na Holanda é um ponto de virada. Estamos prontos para acelerar esse crescimento e disputar espaço com os grandes players do mercado europeu”, afirma Luís Felipe Carvalho, CEO na AEVO.
A expansão internacional da AEVO é resultado de sua estratégia de crescimento e da confiança depositada por investidores, incluindo o Fundo Soberano do Espírito Santo (FUNSES1). Em 2022, a AEVO recebeu também um aporte de R$5,5 milhões do FUNSES1, destinado a acelerar seu desenvolvimento e ampliar sua atuação no mercado.
Para Marcel Malczweski, CEO e sócio da Quartzo Capital, este é um case de muito sucesso: “A AEVO é um excelente exemplo de empresa inovadora e com alto potencial de escala que buscamos apoiar com os recursos do FUNSES1. A expansão para a Europa é mais do que um marco estratégico para a AEVO, é também uma demonstração do impacto que investimentos bem direcionados podem ter na projeção internacional de empresas capixabas”, explica o CEO, destacando que a Quartzo Capital é comprometidas em identificar, investir e impulsionar negócios transformadores que possam gerar valor econômico e social para o Espírito Santo e para todo o país.
Criado em 2019, com base nos recursos oriundos da exploração de petróleo, o Fundo Soberano do Estado do Espírito Santo (FUNSES) permite, a partir do investimento de receitas provenientes da indústria do petróleo e do gás natural, buscar a atração de novos negócios, gerando emprego e renda para a população do Estado.
Em 2021, o Governo do Espírito Santo canalizou recursos para o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que foi responsável pela criação do edital de gestão do Fundo de Investimento em Participações (FIP), se consolidando como uma iniciativa de grande importância estratégica para o novo ciclo econômico local, com potencial para impactar o rumo da economia.
O capital investido pelo FUNSES1 deverá ser destinado às empresas de tecnologia que cumpram pelo menos um dos três critérios: 1) empresa criada no Espírito Santo; 2) empresa que tenha ou venha a ter investimentos no Estado do Espírito Santo; e 3) empresa que tenha sede fiscal no ES.