O Rio Grande do Sul tem se estabelecido como região com a melhor produção de cevada do país, muito por conta dos estímulos das maltarias que estão na região e abastece a indústria de cerveja nacional.
Ao enxergar esse mercado, a Ambev iniciou um projeto que consiste em auxiliar produtores e comprar 20% do volume necessário para sua produção anual desse plantio. Em todo esse processo, a empresa disponibiliza seus técnicos para dar o suporte e analisar o que de fato é necessário na produção.
Em 2022, a companhia investiu R$300 milhões no Estado, em projetos de pesquisa, desenvolvimento e aquisição de cevada para a fabricação de cerveja. A Ambev tem uma maltaria em Passo Fundo e outra em Porto Alegre, ambas no Rio Grande do Sul. No Paraná, onde também se cultiva o cereal, a indústria compra o insumo e produz o malte em uma cooperativa parceira.
No ano passado, 1,2 mil produtores forneceram o cereal para a Ambev no Brasil. Os agricultores brasileiros produziram 502,5 mil toneladas de cevada na safra 2022/23, um volume 0,9% maior que o da temporada anterior. Há dez anos, o país colhia 259 mil toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).