No domingo, 30 de junho de 2024, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a abertura de 72 novos mercados para produtos agrícolas do Brasil no primeiro semestre do ano. Esse número supera recordes anteriores, sendo maior do que o total de novos mercados abertos durante todo o ano de 2019 e 2022, que registraram 35 e 53 novas aberturas, respectivamente.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), somente em junho foram abertos 26 novos mercados em 13 países, correspondendo a 32% de todas as aberturas realizadas até o momento neste ano. As novas aberturas abrangem todos os continentes: Ásia liderando com 13 mercados, seguida pelas Américas com 7, África com 6, Europa com 3 e Oceania com 1 mercado.
Desde o início de 2023, o Brasil alcançou um total de 150 mercados em 52 países, com uma ampla gama de produtos incluídos nos acordos sanitários e fitossanitários. Entre os principais produtos estão pescados de cultivo e derivados, sementes de hortaliças, suínos vivos e seus derivados, carne suína, gelatina e colágeno de várias origens, proteínas processadas de aves, produtos à base de camarões, embriões bovinos, sêmen bovino, alevinos de tilápia, peixes ornamentais, carne e produtos cárneos de ovinos, extrato de carne bovina, café verde, ovos e milho não transgênico.
Essa expansão de mercados internacionais tem impulsionado as exportações brasileiras, com o agronegócio representando 49,6% do total nos primeiros cinco meses do ano de 2024, gerando uma receita de US$ 67,17 bilhões.