• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 30 setembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home ESG

Agropalma impulsiona desenvolvimento humano e empoderamento comunitário no Pará

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
22/09/2025
em ESG, Meio Ambiente
A A
Mulheres da Vila São Vicente, em Moju (PA), beneficiadas pelo SOMAR.
Divulgação (Agropalma)

Mulheres da Vila São Vicente, em Moju (PA), beneficiadas pelo SOMAR. Divulgação (Agropalma)

LEIA TAMBÉM

Ação da Sicredi mobiliza voluntários para limpeza em praias e manguezais 

COP30 recebe evento dedicado a negócios sustentáveis da Amazônia

Com a proximidade da COP30 – que terá Belém como palco – e o avanço da agenda climática, os olhos do mundo se voltam cada vez mais para a Amazônia. Dispor de uma edição da conferência em sua extensão é profundamente simbólico, uma vez que ela é considerada vital para o equilíbrio do planeta e, ao mesmo tempo, espelha desafios globais, como o desenvolvimento social e humano. Com uma extensão que abrange nove estados brasileiros, a região concentra alguns dos piores indicadores sociais do Brasil, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano. Com um IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) nacional médio de 0,766, a grande maioria dos municípios da área está abaixo dessa média, especialmente nos estados do Pará, Amazonas e Maranhão. 

Realidades como essas apontam que a busca pela garantia de segurança, dignidade e oportunidade na região amazônica passa a ser prioridade para dar uma guinada significativa em índices como renda, educação e saúde, bem como reduzir a vulnerabilidade. A interconexão entre sustentabilidade, direitos humanos e desenvolvimento socioeconômico emerge como o alicerce fundamental para qualquer crescimento significativo que pode ser impulsionado pelo poder público e pela iniciativa privada. 

A Agropalma, empresa brasileira reconhecida mundialmente como referência na produção sustentável de soluções com óleo de palma, destaca-se como um verdadeiro agente de transformação no Pará. Com uma história de 43 anos profundamente enraizada na região amazônica, a companhia se dedica a compreender e atuar sobre os desafios de seu entorno, assumindo um compromisso histórico e de longo prazo com a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. 

Um dos meios encontrados pela empresa para incentivar essas mudanças é o SOMAR – Programa de Responsabilidade Socioambiental. A iniciativa nasceu do progresso de diversas ações socioambientais desenvolvidas com parceiros estratégicos desde 2003 que agora se conectam em um programa único metodologicamente estruturado com o apoio da Earthworm Foundation (EF).

Atuando há dois anos, o programa visa estabelecer um diálogo transparente e colaborativo entre a companhia e as partes interessadas a fim de promover a preservação da floresta e da biodiversidade, bem como o desenvolvimento econômico e social, por meio de relações de confiança e soluções conjuntas para demandas regionais. Essa abordagem proativa visa mitigar conflitos e propiciar um crescimento justo, envolvendo comunidades e cidadãos de todas as idades nos processos de preservação ambiental e desenvolvimento econômico e social.

A seguridade que o SOMAR tem proporcionado se manifesta em geração de renda estável, acesso à tecnologia, capacitação profissional e visão de futuro para os moradores. Até o momento, o programa já impactou positivamente a vida de mais de 10 mil pessoas em 34 comunidades nos municípios de Tailândia, Moju, Acará e Tomé-Açú, incluindo assentamentos, núcleos rurais e urbanos, populações tradicionais e associações de produtores. 

Entre os resultados expressivos, sobressaem:

  • Fortalecimento da economia local: mais de 400 contratações realizadas diretamente nas comunidades atendidas pela iniciativa. Em outra frente, o Programa de Agricultura Familiar e Integrada, lançado em 2002, tem assegurado aos produtores locais uma renda média que supera o dobro do PIB per capita brasileiro, fazendo do campo um lugar de oportunidades e futuro para as novas gerações.
  • Capacitação e empoderamento: 46 participantes em treinamentos de gestão financeira, 40 em processamento de frutas e 51 mulheres envolvidas em cursos de empoderamento feminino, demonstrando foco na diversificação de habilidades e no protagonismo da mulher rural, e ampliando oportunidades em áreas remotas em que o acesso a cursos de formação, especialização e qualificação é extremamente limitado. 
  • Infraestrutura e qualidade de vida: manutenção de estradas e pontes de forma a beneficiar cerca de 1 mil pessoas, e doações de caixas d’água que atendeu aproximadamente 1.300 pessoas. Essas ações são parte do compromisso da empresa de apoiar as autoridades locais em investimentos em infraestrutura.
  • Educação ambiental e engajamento juvenil: palestras de conscientização ambiental que contaram com mais de 1.400 participantes, Jornada Jovem Consciente (87 participantes) e Participa Jovem (119 jovens) – cujo objetivo é engajar as gerações mais novas em temas cruciais para o futuro do planeta – e programas como o Projeto (Re)ciclo de Cinema (com 600 crianças e jovens) e o Cine Agropalma (mais de 2.000 pessoas), que, além do seu propósito de conscientização, conectaram diversas pessoas com a sétima arte – para muitos uma experiência até então inédita.
  • Saúde e Bem-Estar: palestras sobre prevenção do câncer de mama, como no Outubro Rosa, alcançando 110 mulheres.

Complementarmente, o programa conta com iniciativas pontuais voltadas para a educação ambiental e outros temas relevantes na atualidade, além de ações de voluntariado corporativo, com ativações variadas e doações para escolas locais. O plantio de mudas de árvores nativas da floresta amazônica, o fornecimento de materiais didáticos e a doação de mais de mil brinquedos, distribuídos em 22 escolas de municípios e vilas próximas à empresa, são exemplos de algumas das atividades realizadas. 

“Celebrar os resultados do SOMAR é rememorar que, juntos, estamos ajudando a criar uma esfera em que os próprios moradores da Amazônia são os protagonistas de seu desenvolvimento e de suas novas histórias”, afirma Monica Neves, Gerente de Responsabilidade Socioambiental da Agropalma. 

“Para nós, o maior ganho não está nos relatórios, mas em ver, na prática, uma família que prospera com a agricultura, um jovem que descobre uma nova vocação ou uma mulher que se torna líder em sua comunidade. Cada vida impactada é a prova de que estamos no caminho certo, transformando o cenário de hoje e, mais importante, construindo um legado de oportunidades para as próximas gerações”, acrescenta.

O posicionamento da Agropalma reflete uma profunda compreensão dos pilares do desenvolvimento sustentável, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que abordam diretamente erradicação da pobreza, fome zero, saúde e bem-estar, igualdade de gênero e trabalho decente, além da ação climática. 

“O SOMAR reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade ao fomentar um impacto positivo nas comunidades e na preservação ambiental. Com foco na inovação e na responsabilidade social, seguimos evoluindo para construir um amanhã no qual sociedade e meio ambiente prosperem juntos”, diz Wander Antunes, coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Agropalma. “Estamos moldando hoje o futuro que desejamos, assumindo o papel de que somos a mudança que queremos ver no mundo.”

A Agropalma, por meio do programa SOMAR e de suas iniciativas duradouras, posiciona-se como um ator imprescindível nas discussões sobre desenvolvimento social e humano na Amazônia, materializando como a iniciativa privada pode ser um pilar essencial para a construção de um futuro mais sustentável e equitativo, em consonância com os objetivos da COP30.

Tags: AgropalmaDesenvolvimento humanoempoderamentoPará
Anterior

Empresas de tecnologia reagem contra novas regras de vistos de Trump

Próximo

O PERIGO DA NORMALIZAÇÃO

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Ação da Sicredi mobiliza voluntários para limpeza em praias e manguezais 
ESG

Ação da Sicredi mobiliza voluntários para limpeza em praias e manguezais 

por João Pedro Camargo Corenciuc

Mais de dois mil colaboradores e associados da Central Sicredi PR/SP/RJ participaram, no dia 20 de setembro, da quarta edição...

Leia maisDetails
COP30 recebe evento dedicado a negócios sustentáveis da Amazônia

COP30 recebe evento dedicado a negócios sustentáveis da Amazônia

ICMS Ecológico destinou mais de R$ 20 milhões ao litoral do Paraná em 2025

ICMS Ecológico destinou mais de R$ 20 milhões ao litoral do Paraná em 2025

Oficina no Amazonas fortalece elaboração de planos comunitários rumo à COP30

Oficina no Amazonas fortalece elaboração de planos comunitários rumo à COP30

Mundo desperdiça 97% da água que poderia ser reutilizada, alerta Banco Mundial

Mundo desperdiça 97% da água que poderia ser reutilizada, alerta Banco Mundial

Schneider Electric coloca a resiliência energética no centro da Semana do Clima de Nova York 2025

Schneider Electric coloca a resiliência energética no centro da Semana do Clima de Nova York 2025

Próximo
O PERIGO DA NORMALIZAÇÃO

O PERIGO DA NORMALIZAÇÃO

Energy+ inaugura primeira franquia internacional no Paraguai e dá início à expansão

Energy+ inaugura primeira franquia internacional no Paraguai e dá início à expansão

Bancos e corretoras iniciam revisão da Selic

Mercado reduz estimativas de inflação e juros para 2026, aponta Focus

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.