A Agrotools, maior ecossistema de soluções digitais para o agronegócio, e a B3, bolsa de valores brasileira e uma das empresas mais importantes do país, anunciam parceria inédita que visa facilitar, com tecnologia em larga escala para o uso de empresas de qualquer tamanho, o financiamento inteligente de operações no agronegócio para bancos, cooperativas de crédito, fundos de investimento e agroindústrias. As instituições já atuam em conjunto para democratizar a inteligência de dados no agro desde 2021, quando iniciaram a sua parceria.
O lançamento do primeiro produto envolve a incorporação da plataforma da bigtech ao processo de registro de títulos do agronegócio como Cédulas de Produtor Rural (CPRs) e outros na B3. Com a maior base de dados do mundo no segmento, a tecnologia da Agrotools é capaz de analisar remotamente as propriedades e os devedores envolvidos nas atividades financeiras, avaliando e monitorando riscos fundiários, socioambientais, jurídicos, creditícios, climáticos e produtivos, além da identificação de oportunidades de negócios. Assim, a jornada das companhias que desejam obter crédito passa a ser mais dinâmica, acelerada e transparente.
Segundo o fundador e CEO da Agrotools, Sergio Rocha, a novidade é um esforço da companhia de utilizar a evolução tecnológica para ajudar a desburocratizar financiamentos no agro. “Estamos acompanhando o movimento das bolsas de valores de expandirem seus negócios com a comercialização de inteligência de dados, visando impulsionar o crescimento dos clientes. No caso da B3, entendemos que a sua estrutura e know-how no mercado de capitais são fundamentais para acabar com as inseguranças do agronegócio, contribuindo com a nossa solução para proteger organizações contra riscos diversos e captação de novas oportunidades”, afirma.
Para a Vice-presidente de Novos Negócios da B3, Ana Carla Abrão Costa, a iniciativa reflete o compromisso da empresa em promover a inovação e otimização dos processos no setor. “A jornada com a Agrotools na construção de um produto de inteligência de dados para dores reais do agro, nos mostrou o quanto a tecnologia e as expertises de ambos podem ajudar o agronegócio, vamos unir forças para alcançar novos patamares de inovação e crescimento”, diz.
Com 50 bilhões em operações financeiras monitoradas, a plataforma da Agrotools atende aqueles que financiam o agronegócio independentemente do seu tamanho, região, linha de crédito ou origem do recurso, abrangendo todas as etapas do respectivo negócio. Pioneira na utilização de novas tecnologias no agro, como sensoriamento remoto, IA, Blockchain e API’s, a bigtech utiliza tecnologia proprietária para entregar soluções digitais que analisam mais de 1.300 camadas de dados de múltiplas fontes com o objetivo de democratizar o acesso à informação no setor, sendo um pilar de eficiência, gestão de riscos e compliance ESG em qualquer operação com o campo.