A Agrotools, maior ecossistema de soluções digitais para o agronegócio, em colaboração com a SAP, líder global em aplicativos e IA empresarial, anunciam a democratização das análises socioambientais com objetivo de promover a sustentabilidade em larga escala no mercado.
Com mais de 300 mil análises diárias, totalizando aproximadamente 21 milhões apenas em 2024, a agtech vai possibilitar aos clientes da SAP o monitoramento dos critérios socioambientais de qualquer produtor rural e fazendas, independentemente da operação – compra de commodities, financiamento, venda de insumos, dentre outros – para assegurar que as tomadas de decisões estejam alinhadas com regulamentações nacionais, internacionais e políticas ESG.
Segundo o fundador e CEO da Agrotools, Sergio Rocha, a iniciativa tem o principal objetivo de fornecer ferramentas essenciais para mitigar riscos socioambientais. “Nossa ferramenta cruza dados territoriais e de produtores com bases de áreas desmatadas, terras indígenas, unidades de conservação e muito mais, para verificar a conformidade com regulamentações e agenda ESG. Tudo isso para promover um agronegócio mais sustentável e responsável, gerando impacto positivo em toda a cadeia produtiva”, afirma.
“Unir toda a bagagem de centenas de milhares de camadas de dados da Agrotools aos sistemas da SAP é democratizar o acesso à inteligência de dados e promover inovação no setor, contribuindo para que cada vez mais empresas tomem decisões baseadas em dados”, complementa.
“Estamos avançando significativamente na transformação digital do agronegócio, trazendo mais transparência e inteligência para a gestão socioambiental. Oferecemos aos clientes uma solução robusta para monitoramento em larga escala, garantindo que suas decisões estejam alinhadas às exigências regulatórias e às melhores práticas ESG. Esse acordo reforça nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, proporcionando às empresas do setor acesso a informações estratégicas que impulsionam um futuro mais responsável e eficiente”, declara Pedro Pereira, CSO e líder de Sustentabilidade da SAP América Latina e Caribe.
A Agrotools é uma agtech (empresa de tecnologia voltada para o agronegócio) brasileira fundada em 2007. Ela é especializada em soluções digitais baseadas em inteligência geográfica, que ajudam empresas do setor agro a monitorar, analisar e gerenciar riscos e oportunidades relacionados ao uso da terra, clima, desmatamento, crédito rural, entre outros.
Já a SAP (Systems, Applications, and Products in Data Processing) é uma multinacional alemã e uma das maiores fornecedoras globais de softwares empresariais (ERP). Fundada em 1972, a empresa é conhecida por ajudar organizações de todos os tamanhos e setores a gerenciar processos de negócios complexos — como finanças, logística, recursos humanos e cadeia de suprimentos — por meio de sistemas integrados.