AgTechs: Startups que usam tecnologia na produção agrícola

Reprodução/ Big Stock

As Agtech são startups que desenvolvem projetos e tecnologias para o setor da agricultura, fomentada pela tendência mundial de investir no setor de inovação e sustentabilidade. A ONU estima que seremos 9,7 bilhões de pessoas até 2050, logo a demanda alimentar exigirá muita tecnologia. Em 2022 forma injetados quase US$2 bilhões nas Agrotechs brasileiras, tornando o Brasil o 6º colocado global, de acordo com o estudo da AgFunder.

O agronegócio do Brasil é responsável por 25,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Imaginando um investimento tecnológico nesta área, produtores rurais podem dobrar sua produção, melhorar a qualidade de seus produtos, impactando diretamente na economia nacional. Através de aplicativos, sensores, sistemas de monitoramento e softwares de dados para coleta de informações, as lavouras poderão ser geridas de maneira mais efetiva.

Áreas de atuação das AgTechs

As startups desse setor estão divididas em algumas áreas de atuação. Cerca de 44,4% trabalham na pós-produção, havendo subdivisões, como armazenamento, logística, embalagem e segurança alimentar. Já, 41,4% relacionam soluções para a produção em si. Os 14,2% restantes focam na pré produção, ou seja, biotecnologia e genômica.

A Embrapa levantou uma pesquisa que revela 1.703 AgTechs no país, tendo a maioria localizada em São Paulo. O Sudeste engloba 61,4% delas, o Sul 25,6% e o Centro Oeste 6,2%. Nordeste e Norte têm as menores quantidades, com 5,2% e 1,5%, respectivamente.

AgTechs nas Universidades

Faculdades como a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Ibmec têm grupos de estudos para seus alunos voltados a debater inovação e tecnologia no setor agrícola. Além do desenvolvimento de projetos práticos e visitas de campo.

Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

As maiores AgTechs do Brasil

Solinfetc

Foco em eficiência e performance na produção agrícola;

Atuação em mais de 10 países;

Mais de 500 funcionários.

AgroSmart

Soluções digitais e de dados para a lavoura;

Atuação no Brasil, EUA, Israel e outros países da América Latina;

Adquiriu recentemente a argentina BoosterAgro, especialista em análise meteorológica.

Xmoboots

Especializada em drones para o agronegócio;

Mais de 60 engenheiros em seu quadro de funcionários;

Desenvolve toda a mecânica, hardware e software de seus drones.

SoluBio

Tecnologia de produção de bioinsumos;

Especializada em defensivos agrícolas biológicos;

Spin-off da Agroplan, empresa focada em consultorias, assessorias e agricultura de precisão.

GlobalYeast

Inovação para a produção de bioetanol e outros materiais verdes;

Foco em engenharia e microbiologia;

Atuação internacional.

Sair da versão mobile