Nesta terça-feira (13/05), a Alares, operadora de telecom sediada em São Paulo, que está presente em sete estados e 228 cidades brasileiras, anunciou os resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2025. Os números refletem um crescimento consistente, impulsionado tanto pela forte capacidade da empresa de se expandir organicamente quanto pelo sucesso da plataforma Alares de M&A, altamente eficiente em processos de aquisição, como demonstrado pela bem-sucedida integração da Azza.
Com essa estratégia, a companhia fechou o trimestre com receita líquida de R$222,8 milhões, representando um crescimento expressivo de 27,5% em comparação ao mesmo período de 2024, enquanto o EBITDA totalizou R$97,7 milhões, um aumento de 24,8% em relação ao 1T24. O indicador EBITDA-Capex registrou R$51,3 milhões, com notável expansão de R$21,7 milhões (73.3%) comparado ao ano anterior, evidenciando a capacidade de gerar caixa da companhia. Esse desempenho foi impulsionado pela expansão de margem e alto controle dos investimentos realizados.
A base de clientes da Alares expandiu para 798 mil assinantes, um crescimento de 26,4%, com infraestrutura capaz de atender 3,2 milhões de residências, o que representa uma expansão de 27,8%. As vendas cresceram fortemente, 38,7% comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, impulsionadas pela estratégia de fortalecimento da operação comercial e sua capilaridade, que permitiu a captura de oportunidades específicas em cada mercado de atuação.
“O crescimento expressivo da nossa base de clientes e a expansão da nossa presença geográfica mostram a assertividade de nossa estratégia de crescimento. A nossa capacidade de identificar e capturar oportunidades de mercado, bem como o nosso forte diferencial nos processos de integração e extração de sinergias em aquisições, têm sido impulsionadores de nossos resultados”, afirma Denis Ferreira, CEO da Alares.
A companhia manteve forte disciplina na execução operacional no trimestre, evidenciada pela redução de 4,6% no Capex, que totalizou R$46,4 milhões. Esta otimização é resultado do aprimoramento contínuo de controles e processos, incluindo maior eficiência no custo de expansões estratégicas de rede, melhor recuperação de equipamentos e gestão mais efetiva de fornecedores.
A integração de processos e sistemas continua sendo um diferencial competitivo relevante na Alares, que intensificou o uso de inteligência artificial em áreas chave como retenção de clientes, roteirização de equipes de campo e gestão do call center, gerando ganhos significativos de eficiência, escalabilidade e satisfação dos clientes.
Como parte da estratégia de geração de valor para sua base de assinantes, a Alares lançou novos produtos e serviços no trimestre, incluindo Wi-Fi Extra, Wi-Fi Mesh e o streaming Disney+.
O crescimento da Alares também se reflete em sua frente de ESG. Entre as iniciativas de destaque do trimestre estão o Projeto 1º Voo – Aprendizes, que proporcionou oportunidades no mercado de trabalho a jovens do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), e a segunda edição do programa “Elas na Técnica”, iniciativa que incentiva a participação feminina em vagas técnicas, reafirmando o compromisso da companhia com a diversidade e a inclusão. A Alares segue firme em sua missão de gerar valor sustentável para acionistas, clientes e colaboradores, mantendo solidez financeira e garantindo impactos sociais positivos em todas as regiões onde atua.