Alphabet salta após Berkshire revelar investimento bilionário de US$ 4,9 bilhões

Getty Images

As ações da Alphabet (controladora do Google) registraram alta de mais de 5% nesta segunda-feira, impulsionadas pela revelação de um novo e significativo investimento da Berkshire Hathaway, conglomerado liderado por Warren Buffett.

A aquisição de 17,85 milhões de ações da Alphabet no trimestre de setembro, avaliadas em cerca de US$ 4,93 bilhões, marca um dos últimos grandes movimentos de investimento de Buffett e endossa os esforços da gigante de tecnologia em Inteligência Artificial (IA).

Este investimento representa uma rara aposta tecnológica para a Berkshire Hathaway, historicamente conhecida pela aversão de Buffett a empresas cujas operações ele afirma não conseguir entender ou prever.

O bilionário costuma comparar a Apple, maior participação da Berkshire, a uma empresa de produtos de consumo, o que sublinha o significado deste novo voto de confiança em uma empresa de IA pura.

O movimento da Berkshire chega em um momento em que o otimismo no setor de tecnologia tem se tornado mais cauteloso. Diversos líderes empresariais e especialistas têm alertado que o entusiasmo em torno da IA — que impulsionou os preços das ações — pode ter distanciado as avaliações dos fundamentos reais das empresas, e que o retorno de centenas de bilhões de dólares gastos na construção de data centers permanece incerto.

Apesar das ressalvas do mercado, analistas veem a Alphabet em uma posição de destaque no setor de IA. Eles destacam a liderança da companhia devido aos seus crescentes investimentos em infraestrutura, forte adoção antecipada de ferramentas de pesquisa baseadas em IA e seu enorme negócio de anúncios, que fornece o capital necessário para financiar sua onda de gastos com data centers.

Sair da versão mobile