Confira, abaixo, o comentário de Gabriel Barbabela, Lead Growth Product Manager da Veriff, sobre o assunto
“O selfie spoofing não é uma ameaça nova, mas a combinação entre inteligência artificial e manipulação de imagens está tornando essa fraude cada vez mais sofisticada e difícil de detectar. Hoje, a partir de uma única foto de alta resolução disponível em redes sociais, criminosos conseguem criar imagens ou vídeos falsos capazes de enganar sistemas de reconhecimento facial que não contam com detecção de vivacidade avançada e em múltiplas camadas. Solicitações simples, como mover o rosto ou piscar, já não são suficientes para impedir esses ataques.
No Brasil, esse tipo de fraude encontra um terreno especialmente fértil. Dados do LATAM Veriff Fraud Index 2024 mostram que quase 80% dos consumidores latino-americanos identificaram atividades fraudulentas no último ano. No país, 16% relataram ter enfrentado esse tipo de tentativa cinco vezes ou mais no mesmo período, a maior taxa entre os países analisados. Isso demonstra que golpes como o selfie spoofing não são casos isolados, mas fazem parte de um cenário recorrente e em expansão.
Para os usuários, a atenção deve estar em limitar a exposição de imagens pessoais, evitar repetir fotos de perfil em múltiplas plataformas e priorizar serviços que adotem detecção de fraude em camadas: ou seja, combinando não apenas verificações de vivacidade, mas também sinais do dispositivo, qualidade da imagem e ambiente de rede, todos cruzados para maior precisão.
Para as empresas, a prioridade é implementar defesas sofisticadas e em múltiplas camadas, que integrem detecção de vivacidade avançada, detecção de media injection, métodos de inteligência antifraude, análise de microexpressões e múltiplos fatores de autenticação. Cada sinal, isoladamente, não é suficiente, mas quando combinados aumentam significativamente a capacidade de identificar e bloquear fraudes. Afinal, com as ameaças evoluindo rapidamente, a proteção precisa acompanhar o mesmo ritmo para evitar que os criminosos se mantenham sempre um passo à frente.”