• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 23 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

Alta no e-commerce não deve afetar busca de maioria de consumidores por lojas físicas no Natal

Brasileiros optam por manter a tradição de comprar pessoalmente no fim de ano

Marcela Faita por Marcela Faita
07/12/2023
em Economia
A A
Joá Souza/Futura Press

Joá Souza/Futura Press

LEIA TAMBÉM

Dólar abre em alta em dia de baixa liquidez e atenção a dados econômicos

IPCA-15 confirma pressão inflacionária de 0,25% em dezembro

Mais de 132 milhões de brasileiros devem ir às compras presencialmente no Natal deste ano, aponta pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A informação vem na contramão do balanço de e-commerce, que está em crescente alta nos últimos anos.

“A gente percebe que a cada dia temos um consumidor mais multicanal, aquele consumidor que não centraliza as compras em um tipo de loja, e ele transita com uma certa naturalidade entre lojas físicas e lojas virtuais”, afirmou Daniel Sakamoto, gerente Executivo da CNDL.

76% dos consumidores optam por comprar presentes em lojas físicas, com foco em lojas de departamento – que representam 38% da pesquisa – e shoppings (31%). Já entre os clientes online, 78% irão utilizar sites internacionais, como Shopee, Shein e Amazon.

Estima-se que cada consumidor deverá gastar R$ 138 reais em cada presente – A expectativa é de uma movimentação de R$ 74,6 bi na economia brasileira neste Natal. Essa previsão foi feita pela CNDL com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em conjunto da Offerwise Pesquisas.

Sakamoto citou um perfil de consumidor que faz a pesquisa de preços na rede e depois vai à loja física. “E temos o contrário: aquele consumidor que vai na loja física, olha, pega, experimenta os produtos, depois volta pra casa e compra online, buscando condições de pagamento melhores ou custos menores”.

Anterior

Estados do Brasil devem apostar em hidrogênio verde no futuro

Próximo

Rede Graal investe em estações de recarga ultrarrápidas para veículos elétricos

Marcela Faita

Marcela Faita

Leia também

Dólar dispara na abertura a R$ 5,85
Economia

Dólar abre em alta em dia de baixa liquidez e atenção a dados econômicos

por João Pedro Camargo Corenciuc

O dólar iniciou a sessão desta terça-feira (23) operando em leve alta, cotado a R$ 5,59, em um cenário marcado...

Leia maisDetails
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que serve como uma prévia da inflação oficial do Brasil, registrou um aumento de 0,36% em maio

IPCA-15 confirma pressão inflacionária de 0,25% em dezembro

Petrobras paga R$ 13,45 bilhões em JCP

Negociação avança e FUP vê fim próximo da greve dos petroleiros

O que muda no Imposto de Renda em 2024

Arrecadação federal atinge R$ 226,8 bilhões em novembro e soma R$ 2,59 trilhões no ano

Confiança do consumidor brasileiro recua em junho após três meses de alta, aponta FGV

Índice de confiança do consumidor atinge maior nível do ano em dezembro

Trump pretende impor tarifas de 25% sobre automóveis, produtos farmacêuticos e chips

Preço médio dos carros usados ultrapassa R$ 90 mil e bate recorde histórico

Próximo
Rede Graal investe em estações de recarga ultrarrápidas para veículos elétricos

Rede Graal investe em estações de recarga ultrarrápidas para veículos elétricos

Pesquisa aponta que 50% das indústrias ainda monitoram desempenho à base de “Excel”

Pesquisa aponta que 50% das indústrias ainda monitoram desempenho à base de "Excel"

Lula diz que Mercosul não pode ficar alheio à tensão entre Venezuela e Guiana 

Lula diz que Mercosul não pode ficar alheio à tensão entre Venezuela e Guiana 

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.