A Amazon firmou uma parceria com a startup Fay para oferecer serviços de nutricionista personalizados através de sua plataforma de saúde digital, o Health Benefits Connector. A colaboração torna a Fay a primeira provedora de cuidados nutricionais a integrar o serviço da Amazon, que conecta usuários a empresas de saúde digital.
O Health Benefits Connector é uma plataforma da Amazon nos Estados Unidos que conecta usuários com programas de saúde digital oferecidos por empresas parceiras, como programas de manejo de doenças crônicas, saúde mental, suporte em saúde da mulher, monitoramento de pressão ou açúcar no sangue, entre outros.
A Fay utiliza inteligência artificial para encontrar o nutricionista ideal para cada paciente, com base em seus objetivos e histórico de saúde. A plataforma da Amazon, por sua vez, foi criada para ajudar clientes a utilizar benefícios de saúde disponíveis, que muitas vezes são desconhecidos para os próprios usuários, mesmo quando oferecidos por seus empregadores ou seguradoras.
Os termos financeiros da parceria não foram divulgados. Essa iniciativa reforça a expansão da Amazon no setor de saúde, que começou em 2018 com a aquisição da PillPack e, posteriormente, com o lançamento da Amazon Pharmacy em 2020.
Segundo Sammy Faycurry, CEO da Fay, a nutrição é uma ferramenta subutilizada na prevenção de doenças crônicas e a meta é torná-la tão acessível “quanto fazer um pedido na Amazon”. A startup, avaliada em US$ 500 milhões, opera com uma rede de mais de 3.600 nutricionistas em todos os 50 estados dos EUA.
Em uma rodada Series B liderada pelo Goldman Sachs, a Fay levantou cerca de US$ 50 milhões, chegando a uma valoração de aproximadamente US$ 500 milhões. A Fay ajuda a preencher uma lacuna importante: acesso a cuidados nutricionais de qualidade, com menos barreiras financeiras.