A Amazon anunciou a expansão do programa Fulfillment by Amazon (FBA) para todos os vendedores de seu marketplace. Embora possa parecer apenas uma nova funcionalidade para os vendedores, esse movimento representa um passo significativo e potencialmente determinante na consolidação do varejo brasileiro, unindo multinacionais e empresas locais.
O FBA é uma opção aos donos de lojas virtuais que queiram deixar a cargo da Amazon boa parte do seu processo logístico, como armazenamento, envios e até emissão de notas fiscais.
Embora o FBA sozinho tenha sua importância para a expansão do fulfillment da empresa, investimentos em infraestrutura e logística têm melhorado a posição da companhia que chegou ao Brasil em 2017.
A entrada de proprietários de lojas de médio e grande porte no mercado deve impulsionar significativamente os negócios da Amazon no Brasil. Em média, 60% das unidades vendidas pela Amazon globalmente são provenientes de vendedores terceiros. No entanto, no Brasil, esse percentual ainda é relativamente baixo, especialmente se considerarmos os produtos distribuídos pelo programa Fulfillment by Amazon (FBA).
Ainda que a Amazon não divulgue os valores específicos relacionados ao marketplace, de 2019 a 2022, a empresa inaugurou 10 centros de distribuição, incluindo dois com vendas mistas de estoque próprio e de marketplace, além de um exclusivamente para produtos de terceiros. Desde 2022 até o momento, foram abertas 64 estações de entrega, que são espaços menores destinados ao escoamento de produtos.
Mercado Livre, Americanas, Magalu, Grupo Casas Bahia e Amazon, foram, nessa ordem, os cinco primeiros colocados no ranking de maiores marketplaces desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em 2023. Vale ressaltar que os dados do ranking contemplam o ano de 2022.