A gigante do comércio eletrônico Amazon está promovendo uma significativa redução nas taxas cobradas de seus vendedores na Europa. A decisão é uma resposta direta à crescente e intensa concorrência de marketplaces de baixo custo, como Shein e Temu, que têm ganhado mercado com a venda de roupas, artigos para casa e eletrônicos a preços extremamente competitivos.
Em um comunicado divulgado nesta terça-feira (2), a Amazon classificou a medida como uma das maiores reduções de taxas já realizadas pela companhia, focando inicialmente nos vendedores de moda barata. A mudança entrará em vigor a partir de 15 de dezembro e altera as taxas de referência cobradas em roupas e acessórios. Para itens com preço de até 15 euros (ou 15 libras), a taxa cairá de 7% para 5%. Já para produtos com valor entre 15 e 20 euros (ou libras), a taxa será reduzida de 15% para 10%.
A agressividade da concorrência de plataformas como a Shein se deve, em parte, à sua estrutura de custos. Segundo o site da Amazon, a Shein cobra uma taxa de indicação de 10% para seus sites na União Europeia e de 12,24% para o Reino Unido, com a vantagem adicional de que novos vendedores não pagam nenhuma taxa de indicação nos primeiros 30 dias. A Shein, que vende blusas por valores a partir de 3 euros, conquistou participação de mercado em relação às varejistas europeias de moda rápida e desafiou o modelo de marketplace da Amazon, que vende uma ampla gama de produtos.
A Amazon justificou a medida afirmando que a redução é um reflexo da eficiência operacional. “À medida que continuamos a reduzir nossos custos de atendimento por meio de melhorias operacionais e inovação, estamos repassando maiores economias aos nossos parceiros de vendas”, declarou a empresa.
Além da moda, a redução de taxas se estenderá a outras categorias. A partir de 1º de fevereiro, a Amazon reduzirá as taxas de comissão para produtos domésticos de 15% para 8% para itens de até 20 euros ou libras. Taxas para roupas de animais de estimação, alimentos e vitaminas também serão diminuídas. Adicionalmente, a empresa informou que irá reduzir as taxas de entrega de encomendas em uma média de 0,32 euros ou 0,26 libras em suas lojas na Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido a partir de 15 de dezembro.
Apesar da crescente pressão competitiva, a Amazon continua sendo a plataforma de comércio eletrônico dominante em países como Alemanha e França, em um mercado europeu que, segundo a associação do setor Ecommerce Europe, deve crescer 7% e atingir 900 bilhões de euros este ano.
