O Diretor de Relações com Investidores André Vasconcellos, um dos 20 brasileiros de maior destaque no LinkedIn, acaba de ser anunciado como embaixador da OLITEF – Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira.
Com linguagem acessível e foco em democratizar o acesso ao conhecimento, André é o primeiro C-Level de empresa listada na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) a ser anunciado no hall de embaixadores OLITEF, cuja lista apresenta Nath Finanças e Thiago Godoy, entre outros influenciadores nas áreas de economia e finanças.
Criada pela Secretaria do Tesouro Nacional (“STN”) em parceria com a B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”), a OLITEF irá encerrar as inscrições em 3 de setembro da sua 2ª edição. As provas irão acontecer na próxima semana de 9 a 13 de setembro de 2025. A competição é gratuita e voltada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo também alunos da Educação de Jovens e Adultos, sejam de escolas públicas ou privadas.
“Acredito no potencial de cada estudante em ser um agente de transformação social, por meio da educação para tomarem decisões financeiras responsáveis e formarem uma geração consciente do seu papel na sociedade”, afirma André Vasconcellos, Diretor de Estratégia, Planejamento e Relações com Investidores da Fictor Alimentos S.A. (B3: FICT3).
A proposta da OLITEF é aproximar temas como orçamento, poupança e investimentos do dia a dia dos estudantes, estimulando o pensamento crítico, o uso prático da matemática e a construção de uma relação mais consciente com o dinheiro desde cedo.
A 1ª edição, realizada em 2024, mobilizou mais de 546 mil alunos de mais de 6,5 mil escolas, espalhadas por mais de 2 mil cidades brasileiras. O programa de influenciadores embaixadores da OLITEF tem o objetivo de ampliar ainda mais o alcance da olimpíada e contribuir para universalizar o acesso à educação financeira entre estudantes. As escolas públicas e privadas podem se inscrever gratuitamente através do link: www.olitef.com.br
O atual DRI da Fictor Alimentos, André Vasconcellos, é um dos embaixadores da OLITEF. Ele já publicou artigos científicos no Brasil e no exterior, incluindo “Proposta de Modelo de Excelência em Gestão” no VIII Congresso Mundial de Administração, e é coautor em livros, como “Brasil S/A – Guia de Acesso ao Mercado de Capitais” (2ª e 3ª edições), “Criptoativos, Tokenização, Blockchain e Metaverso” (1ª edição) e “Histórias Extraordinárias do Mundo Corporativo” (volume 10). Em 2024, foi eleito pelo Portal “RH pra Você” como um dos 20 brasileiros a seguir no LinkedIn.
Tesouro Nacional e B3 selecionam nomes estratégicos nas redes sociais
A Secretaria do Tesouro Nacional, em parceria com a B3 (bolsa de valores do Brasil), convidou influenciadores digitais como parte da estratégia de comunicação para promover a segunda edição da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (“OLITEF”), que será realizada em setembro.
O objetivo é ampliar o alcance da iniciativa junto a estudantes e educadores e consolidar o evento como referência em educação financeira no país. Saiba mais: www.gov.br/tesouronacional/pt-br/noticias/tesouro-nacional-convida-influenciadores-para-ampliar-alcance-da-olimpiada-de-educacao-financeira
A 2ª edição da OLITEF já superou o número total de escolas participantes registrado em 2024. São mais de 10 mil instituições registradas neste ano, frente às 6,5 mil da edição anterior. A competição também ampliou sua capilaridade territorial em 2025: já está presente em 52% dos municípios brasileiros, frente aos 43% alcançados em 2024.
Na edição de 2025, 10 mil alunos dentre os primeiros colocados, além das medalhas, receberão, cada um, R$ 400 em títulos públicos Tesouro Selic e irão aprender na prática como começar a investir.
Sobre a OLITEF 2025
A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (“OLITEF”) é uma iniciativa nacional gratuita da B3 e da Secretaria do Tesouro Nacional (“STN”), com apoio institucional do Ministério da Educação (“MEC”), Banco Central do Brasil (“BCB”), Fundo Garantidor de Créditos (“FGC”), Conselho Nacional de Secretários de Educação (“Consed”) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (“Undime”), sob organização da UpMat Educacional. Seu objetivo é disseminar a educação financeira entre estudantes da Educação Básica, promovendo competências práticas desde a escola.