A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Eletrobras firmaram uma parceria para impulsionar a descarbonização em portos e terminais brasileiros. A iniciativa visa incentivar a migração para o uso de energia elétrica em operações portuárias, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.
O acordo prevê encontros e seminários com concessionários de serviços aquaviários para disseminar informações sobre o mercado de energia elétrica no Brasil, além de um levantamento para identificar portos e terminais aptos a ingressar no ambiente de contratação livre, permitindo maior autonomia na escolha de fornecedores de energia limpa.
Além disso, o protocolo inclui levantamento do potencial para aplicação de soluções em eletrificação de equipamentos portuários, a fim de que navios atracados que dependem de combustíveis fósseis para gerar sua própria energia possam ser atendidos pela rede elétrica.
A parceria entre Antaq e Eletrobras também prevê a redução das emissões de gases de efeito estufa no setor aquaviário por meio da emissão do International Renewable Energy Certificate (I-REC).
O certificado digital comprova que determinada quantidade de energia consumida foi gerada a partir de fontes renováveis, permitindo que operadores portuários e terminais contabilizem seu consumo sustentável e avancem em suas metas de descarbonização.