• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 4 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Após 2023 com queda, varejo online espera Black Friday de 2024 com otimismo e expectativa de crescimento

Pesquisas apontam mais pessoas indo às compras e pretendendo gastar mais neste ano

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
28/11/2024
em Mercado, Negócios
A A
Imagem: gonghuimin468

Imagem: gonghuimin468

LEIA TAMBÉM

Banco Central confirma ataque a sistema de multinacional de tecnologia

Vale reduz expectativa de produção de aglomerados de minério de ferro

A Black Friday é uma das datas do comércio mais aguardadas durante todo o ano. Entretanto, alguns números preocuparam o setor em 2023. Conforme o levantamento da Neotrust e ClearSale, o faturamento do e-commerce daquele ano, de R$ 5,23 bilhões, representou uma queda de mais de 15% em relação ao ano anterior.

Porém, em 2024, o sentimento é de otimismo para o período. Dados da pesquisa do Mercado Livre e Mercado Pago mostram que 85% das pessoas pretendem fazer compras na Black Friday. Já o estudo da Opinion Box e Dito, revela que 43% estimam gastar mais que o ano passado.

Com a expectativa de um faturamento 9% maior do que o ano de 2023, segundo a Confi.Neotrust, Weslei Lima, gestor do Mercado Topográfico, plataforma de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia, comenta que “trata-se de uma previsão otimista, mas os números ainda podem aumentar. O Mercado Topográfico, por exemplo, é projetado para um crescimento de 10%.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) constatou que 48% das empresas de varejo pretendiam investir em transformação digital. Áreas como e-commerce, CRM, análise de dados e marketing estão na lista das que receberão mais atenção nesse quesito.

“A digitalização de processos, implementação de ferramentas alimentadas por inteligência artificial, contato com consumidores via redes sociais ou assistente virtual, entre outros, são tendências para o e-commerce, o que pode resultar em um aumento na produtividade e arrecadação da loja de varejo. Por isso, é necessário mais aportes em estudos para o desenvolvimento dessas tecnologias”, afirma o gestor.

Opções de consumo

Os dados da pesquisa da Opinion Box e Dito ainda revelam quais as opções mais procuradas para essa data comercial. São eles: eletroeletrônicos e eletrodomésticos (56%), roupas e acessórios (43%), casa e decoração (33%), produtos de beleza e cosméticos (30%) e viagens e turismo (28%).

Lima aponta para um item que não está na lista, mas que merece atenção: cursos e outros meios de capacitação. “Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 54% das pessoas compraram algum tipo de infoproduto (produtos digitais ou serviços vendidos na internet) em 2023. Desses, 32% foram cursos online, e-books, livros e apostilas. Trata-se de uma busca por capacitação e aperfeiçoamento crescente e com diversas motivações, seja para o desenvolvimento pessoal, profissional ou o aumento de renda”, diz.

Por conta disso, Lima finaliza informando que várias estratégias adotadas pelo marketplace estão ligadas aos números e tendências da Black Friday: “Para produtos, de maneira geral, serão implementados descontos de até 50%. Já os cursos livres receberão 15% de desconto por conta de uma parceria firmada entre o Mercado Topográfico e a CPE Tecnologia, empresa que atua no mercado de soluções para geotecnologia”.

Tags: Black FridayVarejo online
Anterior

Empresas do Grupo Simpar estão entre as melhores do mundo em crescimento sustentável, segundo a revista TIME

Próximo

Recuperação judicial cresce 70%

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Banco Central Lança Ferramentas para Combater Fraudes e Facilitar Resgate de Valores Esquecidos
Mercado

Banco Central confirma ataque a sistema de multinacional de tecnologia

por João Pedro Camargo Corenciuc

O Banco Central do Brasil (BC) informou nesta quarta-feira (2) que a provedora de serviços de tecnologia C&M Software, responsável...

Leia maisDetails
Este modelo experimental usa seu histórico da Pesquisa. Alguns recursos não estão disponíveis. Vale Revisa para Baixo Previsão de Produção de Pelotas de Minério de Ferro para 2025 e Anuncia Parada em Usina do Maranhão

Vale reduz expectativa de produção de aglomerados de minério de ferro

Embraer tem lucro ajustado de R$ 350,6 milhões

Embraer salta até 5% com nova encomenda de jatos

Grupo Alun nasce como o maior ecossistema de educação tech do Brasil e projeta formar 15 milhões de pessoas até 2030

Grupo Alun une Alura, FIAP e PM3 e mira faturar R$ 1 bi até 2027

Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Ações dos EUA Sobem com Impulso da Nvidia e Expectativas sobre Negociações Comerciais

S&P 500 e Nasdaq atingem máximas históricas com expectativas sobre comércio

Próximo
Recuperação judicial cresce 70%

Recuperação judicial cresce 70%

Anatel anuncia que 5G está pronto para ser implantado em todo o país 

Anatel anuncia que 5G está pronto para ser implantado em todo o país 

Estratégias digitais ajudam vendedores online a impulsionar vendas de fim de ano

Estratégias digitais ajudam vendedores online a impulsionar vendas de fim de ano

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.