Neste domingo o economista ultraliberal Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, venceu Sergio Massa na disputa para à presidência do país vizinho.
Com pauta ultraliberal e discurso radical antipolítica, contando propostas como fechar o Banco Central e dolarizar a economia Milei surpreendeu e venceu com uma margem de aproximadamente 3 milhões de votos. As pesquisas apontavam uma disputa mais equilibrada.
Com as urnas 97% apuradas, Milei já havia vencido a corrida presidencial, chegando a 55,76% dos votos, contra 44,23% de Sergio Massa, ministro da Economia e candidato governista. Aproximadamente 26 milhões de argentinos votaram, 76,3% do total.
“Hoje começa a reconstrução da Argentina”, afirmou Milei em seu primeiro discurso como presidente. Agradeceu ao apoio do ex-presidente Mauricio Macri e à ex-candidata Patricia Bullrich, que o apoiaram no segundo turno, sendo essencial para seu triunfo.
“Hoje começa o fim da decadência argentina, termina o modelo empobrecedor do Estado onipresente”, comemorou. “A Argentina tem futuro, e esse futuro é liberal”, afirmou. “Se abraçamos essas ideias, não vamos apenas poder resolver os problemas de hoje, mas dentro de 35 anos voltaremos a ser uma potência mundial.”
Foto: Agustin Marcarian/Reuters