Em um cenário agrícola cada vez mais desafiador, a tecnologia se tornou uma aliada indispensável na tomada de decisões estratégicas no campo. Para fortalecer esse suporte aos produtores, a ADAMA, uma das maiores empresas globais de proteção de cultivos, aprimorou seu principal aplicativo de identificação de pragas, o ADAMA Alvo, pioneiro no mercado. Com a expertise da BRQ Digital Solutions, líder em Transformação Digital e IA Generativa, por meio do uso da ferramenta Fusion AI, o app passou por uma transformação completa, ficando mais moderno, eficiente e acessível para os agricultores.
O impacto da atualização reflete em números expressivos tendo superado 100 mil downloads, consolidando-se como uma ferramenta valiosa para quem precisa agir com rapidez e precisão no combate a ameaças às lavouras. Além disso, com cerca de 50% dos usuários ativos, a solução reforça sua relevância no dia a dia dos produtores.
“A combinação entre expertise digital e conhecimento do ramo é crucial para desenvolver soluções que realmente fazem a diferença. Projetos como a modernização do ADAMA Alvo mostram como essa sinergia pode gerar resultados concretos”, comenta Rodrigo Frizzi, CEO da BRQ Digital Solutions.
Para Roberson Marczak, Gerente Sênior de Inovação e Sustentabilidade da ADAMA, a reformulação foi pensada para que a tecnologia realmente trabalhe a favor do produtor. “Agora, ele tem na palma da mão um sistema altamente intuitivo, prático e alinhado com suas necessidades diárias funcionando online e offline, permitindo que os agricultores continuem acessando informações essenciais mesmo em regiões sem conexão constante com a internet”, aponta.
Lançado em 2015, o ADAMA Alvo já era reconhecido por sua capacidade de auxiliar agricultores na identificação de pragas em culturas como soja, trigo, algodão, cana e café. No entanto, sua infraestrutura tecnológica começou a impor barreiras à evolução do serviço. Desenvolvido inicialmente com códigos distintos para Android e iOS, o aplicativo demandava um alto esforço de manutenção e limitava a introdução de novas funcionalidades.
Diante desse cenário, a modernização se tornou uma prioridade e a BRQ Digital Solutions entrou em cena para conduzir esse processo através da GenAI. A inovação tecnológica permitiu a migração para Flutter, recurso já adotado em outros produtos da ADAMA, resultando em um código mais ágil, flexível e alinhado às demandas atuais.
A reformulação do ADAMA Alvo trouxe ganhos imediatos tanto para os usuários quanto para a empresa. Com a interface aprimorada, preservando a identidade visual original para garantir a adaptação intuitiva dos agricultores que já utilizavam a versão anterior, a nova estrutura do aplicativo oferece maior estabilidade, reduz custos operacionais e facilita a implementação de novas ferramentas.
“Tornar o aplicativo mais robusto era necessário e, com essa evolução, conseguimos não apenas melhorar a experiência do usuário, mas também garantir uma arquitetura escalável e preparada para futuras evoluções”, conclui Ricardo Lecheta, Chief Technology Officer da BRQ Digital Solutions.