O medo de uma recessão nos EUA e a venda de ações da Apple pela Berkshire Hathaway impactaram fortemente o setor tecnológico. A crescente preocupação com a desaceleração econômica e a decisão da Berkshire Hathaway de reduzir sua participação na Apple contribuíram para um clima de incerteza, resultando em quedas significativas nas ações de várias empresas de tecnologia.
As ações de alto desempenho de Alphabet, Amazon, Meta Platforms, Microsoft e Tesla caíram até 12,2% nas negociações pré-mercado. As perdas nas ações do grupo conhecido como Magnificent Seven (“Sete Magníficas”) estavam prestes a eliminar quase US$ 1 trilhão do valor de mercado combinado dessas empresas.
As ações de fabricantes de chips, que têm sido os grandes vencedores no comércio de picaretas e pás de Wall Street para IA, também despencaram, com quedas de até 10,3% para AMD, Intel, Super Micro Computer e Broadcom.
A queda nas ações seguiu um fraco relatório de empregos nos EUA divulgado na sexta-feira, 2, que levou os investidores a buscar ativos seguros e estimulou apostas de que o Federal Reserve terá de cortar as taxas de juros em breve para ajudar no crescimento.
No fim de semana, a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, anunciou que havia reduzido pela metade sua participação na Apple — a principal participação do conglomerado — em uma venda de ações que aumentou as preocupações sobre o futuro do setor tecnológico.