O Asaas, plataforma de soluções financeiras para pequenas e médias empresas (PMEs), anunciou o lançamento do “Ian”, sua nova inteligência artificial para negócios, que opera diretamente no WhatsApp. A ferramenta, que já está em fase de implementação gradual, permite que empresários e empreendedores gerenciem suas finanças com a mesma facilidade de uma conversa.
Integrado à conta digital da plataforma, o Ian automatiza tarefas como consulta de saldo, emissão de cobranças e pagamentos. A solução foi desenvolvida pela Nexinvoice, empresa adquirida pelo Asaas, e faz parte da estratégia de crescimento da companhia, impulsionada por um aporte de R$ 820 milhões – o maior já registrado em uma rodada Série C na América Latina
“O produto nasce para ajudar o nosso cliente a ter mais tempo para focar no que realmente importa: cuidar e fazer o seu negócio crescer. Com a praticidade do WhatsApp, ele pode criar cobranças, pagar faturas, receber alertas e até insights sobre despesas e valores a receber. Essa acessibilidade tem como objetivo gerar um impacto real nos mais de 200 mil empresários e empreendedores que usam nossa plataforma todos os dias,” reforça Rodrigo Schittini, CEO da Nexinvoice.
O Ian, inteligência artificial do Asaas, já está disponível para parte dos clientes e será liberado gradualmente para toda a base de mais de 200 mil empresas ativas na plataforma Asaas até o final deste ano.
“Desenvolvemos a solução ao longo do último ano e iniciamos testes no início deste ano com a base de clientes Nexinvoice. Os resultados superaram nossas expectativas, com alto engajamento e uso contínuo da ferramenta. Agora, seguimos com a liberação gradual para toda a base de clientes Asaas”, complementa Schittini.
Clientes já podem habilitar o Ian dentro da plataforma Asaas. Após habilitação, basta entrar em contato com o número oficial do assistente via WhatsApp e enviar comandos por mensagem de texto ou voz. A IA responderá com base nos dados da conta do cliente, gerando cobranças, realizando consultas, pagamentos e outras ações com total segurança e praticidade.
As conversas ficarão disponíveis no WhatsApp do cliente, garantindo acesso contínuo às informações e interações passadas. A jornada é fluida e adaptável: a funcionalidade entende diferentes formas de solicitação e conduz o cliente até a melhor solução.
Com investimentos contínuos em tecnologia de ponta e machine learning aplicado ao comportamento dos clientes, o Asaas tem como objetivo posicionar a sua IA para negócios como um copiloto financeiro. A companhia também acompanha de perto as novas oportunidades abertas pela regulamentação do Banco Central, como as novas regras do Pix, a fim de tornar a solução cada vez mais inteligente, presente e estratégica para a gestão do negócio.