A Assessoria Financeira Agro do Itaú BBA, serviço dedicado a apoiar clientes do agronegócio na busca por operações de crédito dentro e fora do banco, já captou mais de R$1,3 bilhão no mercado. O time tem atuado em diferentes frentes, incluindo novos investimentos, liability management, primeiro acesso ao mercado de capitais, crédito verde e operações envolvendo terras, como Fiagros. Além disso, a assessoria auxilia empresas em captações diretas com bancos de fomento, incluindo linhas emergenciais e subsidiadas.
Criado em 2024, o serviço foi desenvolvido para oferecer suporte ainda mais abrangente aos clientes do agro, atendendo demandas específicas por meio de novas captações ou reorganização de dívidas existentes.
A atuação envolve estudos de viabilidade para investimentos estratégicos, abertura de novas oportunidades e acompanhamento preventivo para garantir planejamento financeiro eficaz e evitar descasamentos de caixa futuros.
O recurso captado é crucial para o setor, pois representa capital novo que será direcionado para financiar a produção, a infraestrutura e a cadeia de valor do agronegócio (agronegócios, cooperativas, tradings e grandes produtores). Isso é fundamental para manter o ritmo de crescimento e investimento do campo.
“Muito do nosso modelo de negócio passa por compreendermos profundamente as necessidades de nossos clientes para desenvolver as soluções financeiras mais adequadas para cada um deles. O serviço de assessoria financeira leva esta competência para além do balanço do banco, tornando as soluções ainda mais completas”, afirma Pedro Fernandes, diretor de Agronegócio do Itaú BBA.
O Itaú BBA tem divulgado projeções ambiciosas para o agro, com planos de crescer a carteira de crédito e financiar a transição para práticas mais sustentáveis (como o programa Reverte de recuperação de pastagens). A captação de R$ 1,3 bilhão se alinha perfeitamente a essa meta de expansão e consolidação no agronegócio, garantindo a liquidez necessária para atender à crescente demanda por capital no setor.