Associação Projete desafia jovens a criar soluções para construir carreiras no mercado de trabalho

Evento desafia idealização de projetos que ajudem a criar soluções para jovens construírem suas carreiras no mercado de trabalho Fábio Melo

Neste sábado (20), a Associação Projete realiza a sétima edição do Hackathon, evento que propõe unir tecnologia e inovação para trazer soluções diante de temas atuais na sociedade. O encontro acontece no centro empresarial Dabi Business Park e a entrada para acompanhar o evento é gratuita e aberta ao público mediante inscrição  

Esse ano, o curso trabalha com mais de 200 jovens de Ribeirão Preto e São Paulo divididos em grupos no tema “Como criar soluções que ajudem jovens a construir suas carreiras com propósito e autonomia, superando as incertezas do mercado de trabalho?”.  

Entre os apoiadores do Hackathon, a Ourofino Agrociência tem participação especial para introduzir os participantes sobre mercado de trabalho saudável, com ação voltada para o aumento da adesão de jovens aprendizes disponíveis na empresa. A programação, que tem cerca de 10h de duração, conta com apresentações e oficinas sobre prototipação, pitch e demais assuntos relacionados ao tema.  

Em destaque na programação está o momento inspiração com a psicóloga e membro da diretoria do Projete Camila Couto, que irá falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho abordando questões como ansiedade, incertezas e inseguranças com o futuro, entre outras. Os jovens ainda recebem apresentação especial do grupo Toque na Lata e terão esse ano disponível um ambiente de descompressão, especial para relaxar e fluir ideias.  

O grupo que apresentar a melhor ideia será comtemplado com prêmios voltados para a área da tecnologia e entretenimento. A alimentação estará disponível gratuitamente durante todo evento com café da manhã, almoço e lanches como churros, pipoca e algodão doce. 

“O Hackathon é um dos eventos mais esperados tanto pelos jovens quanto pela equipe do Projete, pois é um momento em que eles colocam todo o conteúdo e aprendizado das mentorias em prática em prol de uma solução que faça a diferença na sociedade. Esse desafio precede situações futuras que eles irão vivenciar com a criação do projeto de intervenção, atividade que conclui a formatura. Apesar de pensado com a finalidade de desenvolvê-los para ações dentro do curso, é uma oportunidade ao público de se inserir em temáticas e modelos de criação muito atuais no mercado, agregando novos conhecimentos para quem acompanha esse processo”, comenta o coordenador da Associação, Marcos Desideri.  

Fundado em 2013 por iniciativa de empresas privadas de Ribeirão Preto, o curso capacita jovens do ensino médio de escolas públicas nas competências socioemocionais, conhecidas como soft skills, com mentorias aos sábados no período da manhã, trabalhando temas como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades de relacionamento, gestão de projetos e mais. Com mais de 1.200 jovens formados, cerca de 91% deles trabalha e/ou estuda, e 73% dão continuidade aos estudos. 

O curso é 100% gratuito e fornece vale-transporte, alimentação e apostilas sem nenhum custo, com realização de formatura gratuita no final do período de aprendizado.   

Sair da versão mobile