Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central optou por um corte de 0,25 ponto percentual na Selic, contra o guidance do encontro anterior. Essa foi a primeira redução dessa magnitude na taxa básica de juros desde o início do ciclo de afrouxamento monetário. Anteriormente, foram seis cortes de 0,50 pp. Com essa decisão, a Selic passou de 10,75% para 10,50% ao ano, atingindo o menor patamar de juros desde março de 2022.
Na ata divulgada hoje, o Banco Central destaca que o ambiente externo se tornou mais adverso, com incertezas sobre o início da flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e a velocidade da desinflação.
O Copom ressalta que os dados de atividade econômica no Brasil surpreenderam, assim como o mercado de trabalho, o que tem pressionado a inflação. Além disso, o Banco Central está monitorando de perto o aumento do risco fiscal nas últimas semanas.
No comunicado, o Copom avalia que o cenário futuro da inflação tornou-se mais desafiador, com o aumento das projeções de inflação de médio prazo, mesmo diante de uma taxa de juros mais elevada.
Os debates giraram em torno de seguir ou não o forward guidance indicado na reunião anterior. Mas no final, a conclusão que se teve é de que todos compartilharam da percepção de aumento das incertezas internas e externa, e de que o compromisso do BC é de combate à inflação.
Confira a ata do Copom na íntegra, clicando nesse link.