Ata do Copom reforça redução do ritmo de corte dos juros

A ata do Comitê de Política Monetária foi publicada nesta terça-feira (26)

 O Comitê decidiu mudar sua orientação e antecipar uma redução de 0,50 ponto percentual na taxa de juros apenas para a próxima reunião, retirando o plural do chamado “guidance”. Esse movimento foi informado na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, publicada nesta terça-feira (26).

Houve um aumento significativo no conteúdo do documento em relação à versão anterior, datada de janeiro. Agora, com duas páginas adicionais, o documento apresenta cinco parágrafos a mais, totalizando 29. Além disso, observou-se uma maior ênfase na disciplina fiscal e na responsabilidade com as finanças públicas.

“Tal alteração reflete tão somente uma análise de custo-benefício da utilização desse instrumento adicional de política monetária. Por fim, reforçou-se que seria um equívoco interpretar a mudança na sinalização futura como uma indicação de alteração do ciclo de política monetária compatível com o cenário-base”, diz o texto.

O Comitê de Política Monetária (Copom) também está demonstrando uma maior preocupação com o cenário externo, que tem se mostrado mais volátil. Isso é evidenciado pelos debates em torno do início do processo de flexibilização da política monetária nas principais economias e sobre a velocidade com que a queda da inflação será observada de forma sustentada em vários países.

Além disso, o documento menciona os conflitos geopolíticos como outro fator de preocupação. Há também um debate em torno da velocidade da desinflação em um cenário de atividade econômica forte e mercado de trabalho resiliente, o que voltou a ser um tema de grande discussão.

Para ter acesso completo a ata do Comitê de Política Monetária, basta clicar aqui.

Sair da versão mobile