A Auren Energia anuncia a aquisição da Esfera, empresa que opera com gestão de energia no mercado nacional e que passa a fazer parte do ecossistema de investidas da Auren. Com a transação, a Auren avança na consolidação de uma plataforma comercial ainda mais robusta e potencializa a sua atuação junto a clientes de médio e grande portes, com destaque no setor varejista também.
Criada em 2015, a Esfera opera com gestão de energia no país. Possui 80 colaboradores, atende 570 grupos empresariais e gerencia cerca de 1.600 contratos no Mercado Livre de Energia, além de ter 142 unidades geradoras em sua carteira, tendo faturado R$ 324 milhões em 2023.
“A Esfera chega para complementar o ecossistema de nossa comercializadora de energia, ampliando nosso portfólio de produtos e serviços. Este movimento vai permitir acelerarmos nosso crescimento no segmento varejista e fortalecer nosso objetivo de sermos referência em experiência do cliente, também no pós-venda”, diz Mario Bertoncini, Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Auren. “Nossa plataforma será ainda mais eficiente ao agregar a tecnologia e o time de atendimento da Esfera”.
Após conclusão da transação, a gestão da Esfera continuará independente, com equipe e escritórios distintos, e com os atuais sócios à frente da operação, de maneira a não haver qualquer impacto sobre o atendimento e serviços prestados a seus clientes, bem como nas futuras relações.
“Temos a certeza de que integrar o ecossistema de empresas da Auren é a melhor opção para fortalecer o nosso negócio e acelerarmos nosso objetivo de criar a maior e mais qualificada plataforma para clientes do Mercado Livre de Energia, agora em uma estrutura muito mais robusta. Compartilhamos os mesmos valores, como a excelência no atendimento aos nossos clientes, e estamos muito orgulhosos dessa parceria”, diz Braz Justi, CEO da Esfera Energia.
A transação com a Esfera será submetida à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A expectativa é que seja concluída ao longo do segundo semestre de 2024. Esse é o segundo investimento feito pela Auren nos últimos 30 dias. Em 15 de maio de 2024, a companhia anunciou a combinação de negócios com a AES Brasil.