• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 17 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Automação pode reduzir a taxa de cancelamentos de pedidos no e-commerce

A adoção de tecnologia não apenas previne prejuízos operacionais e financeiros, mas também confere maior credibilidade ao consumidor

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
05/02/2024
em Empresas
A A

LEIA TAMBÉM

Brava projeta investimentos de US$ 550 milhões em 2026 com novos poços

Azzas 2154 aprova pagamento de R$ 320 milhões em dividendos

O comércio eletrônico tem experimentado, nos últimos anos, um crescimento expressivo, movimentando cerca de R$ 186 milhões somente em 2023, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Esse fenômeno desafia as empresas a lidarem com inúmeras estatísticas, entre elas a taxa de cancelamento dos produtos.

Os cancelamentos são comuns e podem ocorrer em vários estágios, antes ou depois da entrega do pedido e por vários motivos. Entre eles está o estilo e tamanho do produto, itens quebrados ou defeituosos, mudança de ideia, despesas altas de envio e política de devolução, entre outros aspectos. Diante dessa realidade, as empresas precisam saber lidar com esses casos, de maneira que não impactem a eficiência operacional, a satisfação do cliente e a rentabilidade do negócio.

“As taxas de cancelamento de pedidos são especialmente altas tanto na fase de pré-compra (abandono do carrinho) quanto na fase pós-compra (devolução do produto), embora possam ocorrer em qualquer lugar da jornada do comprador. Estas estatísticas revelam que a taxa de cancelamento está a tornar-se o novo normal. Quando uma empresa não sabe lidar com essa métrica, afeta as margens de lucro, reduz as taxas de retenção e dificulta a expansão das empresas”, disse Claudio Dias, CEO da Magis5, hub de integração com marketplaces.

Outro cuidado que o lojista deve ter é com relação à comunicação. O canal de relação com o consumidor deve ser, acima de tudo, responsivo e eficiente. “Não importa as objeções dos clientes após o pedido, sua equipe de suporte estará disponível para respondê-las a tempo. Como resultado, eles não ficarão apreensivos e cancelarão o pedido”, reforça.

Anterior

Pacto Global da ONU no Brasil é segunda maior rede local do mundo 

Próximo

Vale avalia permanência de atual CEO

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Brava Energia registra forte produção de 90,9 mil barris diários em julho
Empresas

Brava projeta investimentos de US$ 550 milhões em 2026 com novos poços

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Brava Energia (BRAV3), petroleira brasileira nascida da integração de ativos do setor, anunciou nesta quarta-feira um plano de investimentos...

Leia maisDetails
Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Azzas 2154 aprova pagamento de R$ 320 milhões em dividendos

Conselho da Warner Bros. se posiciona contra oferta apresentada pela Paramount

Conselho da Warner Bros. se posiciona contra oferta apresentada pela Paramount

Simpress reforça cultura de cuidado com o programa Sim Família

Simpress reforça cultura de cuidado com o programa Sim Família

Fundação Banco do Brasil celebra 40 anos de impacto social e inovação

Fundação Banco do Brasil celebra 40 anos de impacto social e inovação

Axis fortalece o portfólio de soluções de tráfego com a aquisição do FF Group

Axis fortalece o portfólio de soluções de tráfego com a aquisição do FF Group

Próximo
Vale Obtém Licença Prévia para Projeto de Cobre Bacaba no Pará com Investimento de US$ 290 Milhões

Vale avalia permanência de atual CEO

Investimentos em ESG devem chegar a R$ 53 trilhões em 2025

Investimentos em ESG devem chegar a R$ 53 trilhões em 2025

Pesquisa Amcham aponta otimismo de empresários para 2024

Pesquisa Amcham aponta otimismo de empresários para 2024

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.