A Axia Energia, novo nome da antiga Eletrobras, estreou nesta segunda-feira (10) com seus novos tickers nas principais bolsas de valores. A mudança de identidade visual e dos códigos de negociação ocorre três anos após a privatização da empresa, em 2022.
Os códigos de negociação das ações da companhia foram oficialmente alterados na B3 (Bolsa de Valores brasileira) e na NYSE (Bolsa de Nova York).
Na B3, os novos tickers são:
- Ações Ordinárias (ELET3) passam para AXIA3.
- Ações Preferenciais A (ELET5) passam para AXIA5.
- Ações Preferenciais B (ELET6) passam para AXIA6.
Na manhã desta segunda-feira, a estreia era positiva: às 10h45 (horário de Brasília), os papéis AXIA3 subiam 1,84%, sendo negociados a R$ 59,76, enquanto as ações AXIA6 avançavam 1,57%, para R$ 62,92.
Na NYSE, o ticker AXIA substituiu o código EBR, e AXIA PR ficou no lugar de EBR B. A mudança foi marcada por uma cerimônia simbólica com o toque do sino na B3, às 9h desta segunda. O nome “Axia” tem origem grega e significa “valor”, remetendo também à ideia de “eixo”, aquilo que conecta, sustenta e gera movimento.
De acordo com Ivan Monteiro, presidente da AXIA Energia, a mudança reflete a evolução estratégica da companhia. “A mudança da marca para AXIA Energia representa a evolução de uma companhia que, nos últimos três anos, vem se transformando para atuar com mais agilidade, inovação e foco no cliente,” afirmou.
O presidente destacou ainda que o reposicionamento é uma resposta aos desafios do setor elétrico, que vive um “ritmo acelerado de renovação, com novas tecnologias, mudanças regulatórias e novos padrões de consumo.”









