• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 30 setembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Azeite brasileiro conquista o segundo lugar entre os dez melhores azeites do Hemisfério Sul

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
23/09/2025
em Empresas
A A
Azeite Mantikir Grappolo, da Vinícola Essenza, eleito o melhor do Brasil e segundo colocado no Hemisfério Sul
Régis Silva

Azeite Mantikir Grappolo, da Vinícola Essenza, eleito o melhor do Brasil e segundo colocado no Hemisfério Sul Régis Silva

LEIA TAMBÉM

WEG anuncia aporte de R$ 1,1 bilhão para ampliar capacidade produtiva em SC

Nestlé investe R$ 86 milhões em novo centro de distribuição em Pernambuco

A Vinícola Essenza, localizada na Serra da Mantiqueira (SP) conquistou mais uma vez uma posição de destaque no Olio Nuovo Days, realizado nesta terça-feira (23), em Paris, durante o Festival Du Monde, promovido pelo conceituado jornal francês, Le Monde. O azeite Mantikir Grappolo alcançou o segundo lugar no ranking do Hemisfério Sul e foi considerado o melhor azeite do Brasil no concurso. A vinícola também recebeu a Medalha Premium de Ouro com o rótulo Mantikir Coratina.

“Estar no topo do ranking internacional mais uma vez reforça o trabalho que realizamos no olival mais alto do Brasil, a 1.900 metros de altitude, em Maria da Fé (MG). Essa conquista é resultado de dedicação e de uma produção que busca respeitar o terroir da Mantiqueira”, afirma Herbert Sales, produtor de azeites e proprietário da Vinícola Essenza.

O Olio Nuovo Days é um festival cultural que tem como objetivo valorizar o azeite de oliva de qualidade. O concurso premia os melhores azeites do Hemisfério Norte no início do ano e do Hemisfério Sul em setembro, reunindo países como Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Peru, Uruguai e África do Sul.

A edição de 2025 contou com a presidência do concurso por Eugénie Béziat e do júri por Marcelo Scofano. A cerimônia ocorreu no jornal Le Monde e reuniu chefs com estrela Michelin, especialistas e personalidades do setor. O top 10 foi composto por azeites da Argentina, Brasil, Chile, Peru, Uruguai e África do Sul, com a Família Zuccardi (Argentina) em primeiro lugar e a Vinícola Essenza em segundo.

O azeite Mantikir Grappolo possui uma análise química que indica acidez de 0,08% em ácido oleico. Na fase olfativa, trata-se de um azeite de frutado médio e intenso, com notas de folhas de oliveira, tomateira, rúcula, alcachofra, avocado e amêndoa verde. No paladar, mostra sabor intenso e robusto, com predominância de folhas, ervas, avocado e pimenta verde.

No ano passado, o azeite Mantikir Coratina, também produzido pela Vinícola Essenza, recebeu o título de “Best of Show” na 6ª edição do Olio Nuovo Days. “Ser reconhecido duas vezes consecutivas neste concurso internacional é uma prova de que o Brasil tem condições de competir em igualdade com países tradicionais. Esse é um caminho que abre portas para que mais consumidores conheçam a qualidade do azeite nacional”, destaca Sales.

A trajetória da Essenza combina inovação tecnológica com práticas sustentáveis. O olival em Maria da Fé é considerado o mais alto do país e se beneficia do microclima da região para a produção de azeites de alta qualidade. A extração é realizada no lagar de Quelemém (MG), com rígido controle de processo para garantir frescor e preservação das características sensoriais.

O reconhecimento internacional também impacta o setor enoturístico da Serra da Mantiqueira. A vinícola, instalada em Santo Antônio do Pinhal (SP), promove experiências enogastronômicas, visitas guiadas e degustações, atraindo turistas interessados na produção de azeites e vinhos.

“Queremos que cada visitante que chega à Essenza vivencie a história por trás de cada safra e compreenda o esforço necessário para alcançar esse nível de qualidade. Conquistamos mais de 60 medalhas em competições internacionais desde 2024 e isso nos consolida como a mais premiada do Brasil”, finaliza Herbert Sales.

Tags: AzeiteEmpresasMercadoNegóciosVinícola Essenza
Anterior

StoneX projeta superávit global de 2,8 milhões de toneladas de açúcar em 2025/26

Próximo

Cosan vive sessão histórica de perdas na Bolsa

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Weg prepara anúncio de investimento para produção de baterias elétricas no Brasil
Empresas

WEG anuncia aporte de R$ 1,1 bilhão para ampliar capacidade produtiva em SC

por João Pedro Camargo Corenciuc

A WEG (WEGE3) anunciou nesta terça-feira (30) um robusto plano de investimento de aproximadamente R$ 1,1 bilhão a ser executado...

Leia maisDetails
Nestlé e UNESCO firmam parceria global voltada a soluções sustentáveis

Nestlé investe R$ 86 milhões em novo centro de distribuição em Pernambuco

N5X atinge marca de R$ 1 bilhão em transações de energia no mercado livre

N5X atinge marca de R$ 1 bilhão em transações de energia no mercado livre

CFO da OpenAI sinaliza futuro IPO, mas condiciona decisão ao mercado e preparo da empresa

OpenAI lança controle parental no ChatGPT

GovTechs brasileiras ganham protagonismo na modernização da gestão pública

GovTechs brasileiras ganham protagonismo na modernização da gestão pública

Raytec amplia presença nacional e projeta crescimento de 45%

Raytec amplia presença nacional e projeta crescimento de 45%

Próximo
Cosan vive sessão histórica de perdas na Bolsa

Cosan vive sessão histórica de perdas na Bolsa

CEO brasileira representa o país em evento sobre marketing digital nos EUA

CEO brasileira representa o país em evento sobre marketing digital nos EUA

Confiança do consumidor brasileiro recua em junho após três meses de alta, aponta FGV

Confiança do consumidor no Brasil sobe em setembro

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.